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Como identificar estudantes em conflito e com possível risco de suicídio? Esse é o tema de um curso organizado por estudantes do curso de Mestrado e Doutorado em Educação, com base no Manual de Prevenção do Suicídio para Professores e Educadores da Organização Mundial de Saúde (OMS).
Dados divulgados pelo Ministério da Saúde (MS) mostram que o índice de suicídios cresceu entre 2011 e 2015 no Brasil. Segundo o Ministério, esta é a quarta maior causa de mortes entre jovens de 15 a 29 anos. Em 2011, foram 10.490 mortes: 5,3 a cada 100 mil habitantes. Já em 2015 o número chegou a 11.736: 5,7 a cada 100 mil, segundo dados do Sistema de Informação sobre Mortalidade (SIM).
Um problema subestimado, fatores de proteção, como se deve manejar os estudantes sob risco de suicídio, fatores e situações de risco, quadro de sofrimento mental de pós-graduandos, o papel do pedagogo orientador educacional, valorização da vida, diálogo, sentido da vida e relatos de vida serão temas abordados no curso.
A programação conta com palestra do coordenador do Mestrado e Doutorado em Educação da UCB, prof. Dr. Luiz Síveres, e do integrante do corpo docente de pós-graduação Stricto Sensu em Educação, prof. Dr. Ivar César Oliveira de Vasconcelos.
Serviço:
Nome: II Curso – Como Identificar Estudantes em Conflito e com Possível Risco de Suicídio
Dia: 28 de março de 2018
Hora: 8h às 13h
Local: Auditório do Bloco Central – Câmpus I (Águas Claras)
Site para inscrição: https://doity.com.br/curso-estudante-suicidio