Edital aberto do programa Mobilidade Institucional para intercâmbio

qua, 14 mar - qui, 12 abr
Local:

Estamos com o edital aberto para a seleção de estudantes interessados em realizar intercâmbio com Instituições de Ensino Superior estrangeiras conveniadas conosco. O programa de Mobilidade Institucional, coordenado pela Assessoria de Relações Internacionais (ARI), conta com 14 universidades credenciadas, distribuídas em países como Alemanha, Bolívia, Chile, Colômbia, Espanha, Hungria, México, Peru, Portugal e Uruguai.

Para participar do programa Mobilidade Institucional, o estudante deve preencher requisitos, como ter a nacionalidade brasileira; 18 (dezoito) anos completos; estar regularmente matriculado; ter integralizado de 20% até 90% do currículo até o momento da viagem; possuir Coeficiente de Rendimento Acadêmico igual ou superior a 7,0 (sete); comprovar a proficiência no idioma da Universidade Anfitriã, se necessário, entre outros.

O intercâmbio é considerado uma atividade bastante positiva para a formação e qualificação dos estudantes e na formação do futuro profissional. O processo visa possibilitar que nossos estudantes possam cursar um semestre, de qualquer curso de graduação, em outra instituição, a partir do semestre letivo posterior ao edital, ou seja, o candidato aprovado neste processo fará o curso no segundo semestre de 2018.

O registro do período de intercâmbio será feito de acordo com o calendário acadêmico e definições de semestre. Dessa forma, os estudantes selecionados serão dispensados do pagamento de mensalidades e outras taxas acadêmicas na Universidade Anfitriã e aqui conosco, contudo deverão continuar matriculados regularmente e inscritos com o status “em Situação Intercâmbio”. O não pagamento das mensalidades e outras taxas acadêmicas serão devidas apenas durante o período de realização do intercâmbio.

Um ponto importante é que todas as demais despesas com o Intercâmbio são de responsabilidade do estudante (custos de passagem, hospedagem, seguro saúde, seguro contra acidentes pessoais, serviços médicos e hospitalares, transporte urbano e demais despesas pessoais).

Como participar

Os interessados em participar do processo seletivo devem seguir as exigências do edital e entregar o formulário com a documentação exigida até o dia 12 de abril, na sala R 207, de segunda a quinta-feira, das 8h às 18h e na sexta-feira das 8h às 17h. O resultado da seleção será divulgado no dia 16 de abril, conforme edital. Os candidatos serão comunicados individualmente via e-mail ou poderão acessar a página da ARI para conferir o resultado.

ARI

A Assessoria de Relações Internacionais é o departamento da UCB responsável pela articulação entre a Universidade e outras instituições estrangeiras, com o objetivo de firmar parcerias e promover a mobilidade acadêmica de professores e estudantes. Hoje, contamos com uma gama de parceiros no Brasil e em diversos países do mundo, expandindo o conhecimento global, por meio de experiências no Câmpus e fora do país.

Além de auxiliar a ida da comunidade acadêmica para instituições estrangeiras e realizar eventos e atividades no Câmpus em parceria com empresas e instituições internacionais, recebemos também estudantes e professores de outros países.

Outras informações estão disponíveis nos e-mail cooperation@ucb.br ou no telefone (61) 3356-9795.

Serviço:

Edital aberto Programa Mobilidade Institucional (Intercâmbio)
Entrega dos documentos: até o dia 12 de abril (segunda a quinta-feira, das 8h às 18h e na sexta-feira das 8h às 17h)
Local: Sala R 207
Resultado da Seleção: 16 de abril