fev

Efeitos da afetividade sobre o processo de ensino e aprendizagem

ter, 27 fev
Local:

Palestrante externa vinda de Portugal: Profa. Dra. Cristina Costa Lobo

Possui doutorado em Psicologia pela Universidade do Minho (2011). Atualmente é Diretora do Departamento de Psicologia e Educação da Universidade Portucalense Infante D. Henrique. Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Psicologia do Ensino e da Aprendizagem.

Desde 31 de maio de 2017 é membro e leitora da Cátedra UNESCO de Juventude, Educação e Sociedade.

Tema “Efeitos da afetividade sobre o processo de ensino e aprendizagem”.

O estudo que será apresentado e discutido tem como objetivo investigar o efeito da afetividade e da personalidade na metacognição de jovens adultos. Nesta conferência serão apresentados resultados que permitem compreender, de forma exploratória e à luz do modelo Big-Five, a associação de características da personalidade com a variável afetividade. No estudo que será apresentado adotou-se uma metodologia quantitativa e transversal, com uma amostra não probabilística de 186 estudantes a frequentarem escolas portuguesas. Para a recolha de dados, foram contempladas medidas sociodemográficas e escolares, uma escala para avaliar a capacidade metacognitiva, administrou-se uma medida de autoavaliação da afetividade negativa e da afetividade positiva e acedeu-se a informações respeitantes à extroversão e ao neuroticismo com recurso a um inventário de personalidade. Recorreu-se a procedimentos de análise da sensibilidade e da fiabilidade dos instrumentos utilizados, bem como a correlações e a regressões múltiplas hierárquicas das variáveis do estudo. Os resultados evidenciam que a afetividade positiva e o género são preditores da metacognição, destacando-se como produto desta investigação, esquemas integrativos da predição da metacognição e da predição da afetividade positiva dos estudantes. Estes resultados permitem compreender vários fatores que poderão incrementar a previsão do rendimento escolar de alunos, pelo que devem ser tidos em consideração em futuras intervenções que visem a promoção do sucesso escolar e bem estar em estudantes jovens adultos. Serão discutidas implicações do estudo, limitações e são expostas sugestões para estudos futuros.

Publicado por Tiago Mendes