set

Febre maculosa: entenda

A Febre Maculosa é uma doença infecciosa que tem ganhado visibilidade devido a recentes casos em algumas regiões do Brasil. Trata-se de uma doença causada pela bactéria do gênero Rickettsia e transmitida ao ser humano pela picada de um carrapato infectado, principalmente carrapatos da espécie Amblyomma aureolatum e Amblyomma sculptum (anteriormente conhecido como Amblyomma cajennense ou “carrapato estrela”).

Diferentes espécies animais domésticos e silvestres podem manter o carrapato na natureza, especialmente as capivaras, que funcionam como hospedeiros amplificadores da bactéria. Hoje o risco de transmissão para os seres humanos é devido a fatores de exposição e contato com os carrapatos infectados seja em áreas silvestres, rurais, parques, lagos, entre outros.

Os principais sintomas observados incluem febre de início abrupto, dor de cabeça, erupção cutânea, dor muscular de evolução rápida. O tratamento é feito com antimicrobianos específicos e deve ser iniciado o quanto antes, pois a doença pode evoluir para a forma grave a causar a morte da pessoa. Os principais métodos de prevenção são o uso de roupas claras para facilitar a identificação da presença dos carrapatos, usar calças, sapato fechado e manga longa ao caminhar em áreas de mata. Identificar se os animais de estimação estão com carrapatos também é uma medida preventiva.

É importante retirar o quanto antes o carrapato do seu corpo para reduzir o tempo de contato e a chance de contrair a doença. O carrapato deve ser removido inteiro, com o auxílio de uma pinça e sem ser esmagado ou apertado. Em casos de suspeita, procure a unidade de saúde mais próxima.

Artigo escrito por Stephan Alberto Machado de Oliveira, professor de doenças infectocontagiosas, do Curso de Medicina Veterinária na UCB. É doutor em Imunologia pela Johannes Gutenberg-Universität Mainz, na Alemanha e mestre em Medicina Veterinária pela Universidade Federal de Santa Maria, Brasil.

Publicado por Samuel Siqueira