//
O futuro da educação existe e pôde ser visto por um grupo seleto de gestores e executivos de instituições educacionais do mundo. A 1ª Missão Internacional – Google for Education, realizada de 14 a 21 de abril, na sede do Google, nos Estados Unidos da América (EUA), apresentou as novas tecnologias e sistemas educacionais que nortearão os rumos da educação mundial. O Grupo UBEC (União Brasiliense de Educação e Cultura) esteve presente nessa primeira missão com o Ir. José Nilton Dourado da Silva, conselheiro Presidente; o professor Leonardo Nunes, diretor executivo; e o Dr. Luiz Beira Marcatti, conselheiro externo.
Durante a semana o Grupo UBEC visitou algumas Startups, Escolas e Fundações Educacionais com o propósito de conhecer e vivenciar o que há de mais moderno, inovador e atual na área da educação. Tiveram a oportunidade de conhecer o Lemman Center, um centro educacional que recebe estudantes bolsistas brasileiros, em Stanford, nos programas de Mestrados e Doutorados em Educação. Visitaram dois colégios públicos, a Fundação CW 12 e o GooglePlex, o complexo corporativo sede do Google, localizado em Mountain View.
Toda a programação foi conduzida pela Nuvem Mestra, empresa parceira do Google Brasil, que auxilia as instituições de ensino brasileiras e estrangeiras na implantação do Google Suíte For Education. O diretor presidente da Nuvem Mestra, Tony dos Santos, explica que essa 1ª Missão Internacional teve como objetivo levar alguns executivos educacionais aos Estados Unidos, dando a oportunidade de eles conhecerem o que há de mais moderno no mundo em tecnologia educacional.
“A UBEC tem uma visão inovadora. Participar dessa 1ª Missão, foi participar da revolução educacional que está acontecendo no mundo, se preocupando em garantir que seus professores e estudantes possam usufruir daquilo que existe de mais moderno e motivacional no ensino atual”, afirmou o diretor presidente.
UBEC em busca da Nova Educação
Na avaliação do Ir. José Nilton Dourado, conselheiro Presidente da UBEC, essa viagem representa um grande passo para as transformações da educação das instituições mantidas pelo grupo. “A essa altura do século XXI, é fundamental para nós acreditarmos que as novas ferramentas tecnológicas vêm contribuir muito na nossa busca por um novo modelo de educação”, afirmou o conselheiro presidente. Para ele, o Grupo pretende estar à frente nesse processo de adequação com o uso das novas tecnologias e metodologias inovadoras. Segundo ele, o Centro Educacional Católica de Brasília (CECB) e a Universidade Católica de Brasília (UCB) são os pioneiros nas propostas de inovação implantadas e, consequentemente, para as demais instituições mantidas. O Irmão José Nilton espera que até o segundo semestre de 2018, toda rede educacional do Grupo UBEC será modernizada com o que há de melhor nos sistemas educacionais e novas metodologias. “É nosso desejo estar à frente nesse processo de inovação e adequação com as novas tecnologias educacionais. Essa viagem foi muito produtiva. Nos mostrou que é possível alcançar os avanços. Valeu muito a pena, e o que iremos trazer para o nosso grupo é extremamente importante. É grandioso, mesmo”, ressaltou.
O professor Leonardo Nunes, diretor Executivo da UBEC, destacou a oportunidade de conhecer pessoas de diferentes países que estão à frente da educação e desenvolvendo projetos inovadores. “Eu diria que essa viagem foi um marco. Está abrindo possibilidades para que a UBEC, com as suas unidades de missão, possa ter projetos inovadores, modernos e que melhorem a conectividade do aluno. Para que consigamos interagir com nosso estudante de várias formas, não apenas em sala de aula, mas por meio de plataformas móveis ou nos mantermos conectados efetivamente na educação respeitando o nosso público e levando em consideração toda a comunidade acadêmica”, destacou Nunes. Com a percepção da viagem o diretor acredita que “o ensino não ficará mais restrito ao Câmpus”.
Para o Dr. Luiz Beira Marcatti, conselheiro externo e coordenador do comitê de estratégia no conselho de administração da UBEC, é importante que a Mantenedora esteja inserida “o quanto antes” nessa nova realidade de educação que favorece o processo de aprendizado colaborativo, desde a educação básica à superior e no âmbito da administração escolar. “O que nós vimos lá foi muito rico em termos do que precisamos mudar na visão de futuro, para onde caminha a educação. Todas as mantidas do grupo UBEC têm condições de, em pouco tempo, estar utilizando desses tipos de ferramenta e plataformas e estarem dentro desse sistema inovador de educação”, concluiu.