Atividades Complementares
O que são?
As Atividades Complementares (AC) têm como objetivo enriquecer o processo formativo do estudante, por meio da diversificação de experiências, dentro e fora do ambiente universitário, propiciando o aproveitamento de conhecimentos adquiridos em atividades presenciais ou a distância. Estas estão em conformidade com as diretrizes do Conselho Nacional de Educação (CNE) e são obrigatórias para conclusão dos cursos de graduação.
Consideram-se como Atividades Complementares aquelas que tenham cunho acadêmico e que propiciem ao estudante as condições para o desenvolvimento de competências que contribuam para o aprimoramento da formação básica e específica do futuro profissional, bem como a integração com a sociedade e a capacidade de desenvolver ações sociais.
Na UCB as AC dividem-se em duas modalidades principais, conforme figura a seguir:
Entende-se por atividades internas: (a) As desenvolvidas pela UCB no âmbito das Trilhas de Desenvolvimento do Programa Propósito de Vida (PPV), aplicáveis aos estudantes que ingressaram a partir do ano de 2021;(b) Outras atividades acadêmicas promovidas pela UCB (iniciação científica, atuação no Projeto Ser+, participação em grupos de estudo/ligas acadêmicas, atuação no Programa de Monitoria, participação em atividades de representação estudantil – CAs, Atléticas, DCE, participação em eventos acadêmicos – palestras, oficinas, cursos, minicursos, seminários, congressos entre outros).
Já as atividades externas abrangem apresentação de trabalhos, publicação científica, exposição em Mostras, cursos de atualização, estágio não-obrigatório, viagem de estudo, atuação voluntária, representação esportiva, capacitação em instituições conveniadas, entre outros.
Atenção:
As atividades complementares das Trilhas do PPV, são obrigatórias. O(a) estudante, ao longo da sua jornada acadêmica, precisa fazer 40 horas e participar em pelo menos duas trilhas diferentes, de acordo com sua escolha.
Período de inscrições via Portal do estudante: 25/03 a 05/04/2024
A partir de abril de 2024 iniciaremos as atividades das Trilhas de Desenvolvimento do Programa Propósito de Vida (UBEC/UCB), com oferta de atividades complementares presenciais e virtuais para todos os estudantes da Universidade. Ao longo da semana de 25 de março a 04 de abril de 2024, os estudantes que estiverem cursando a partir do terceiro semestre letivo, poderão se inscrever nas Trilhas, iniciando assim, o cumprimento obrigatório de 40h de atividades das Trilhas de Desenvolvimento ao longo do seu percorrer formativo. As Trilhas fazem parte das Atividades Complementares (AC) que têm como objetivo enriquecer o processo formativo do estudante, por meio da diversificação de experiências, dentro e fora do ambiente universitário, propiciando o aproveitamento de conhecimentos adquiridos em atividades presenciais ou a distância. Atividades Complementares são componentes obrigatórios para conclusão da formação acadêmica de todos os estudantes no território brasileiro, de acordo com as Diretrizes MEC.
As inscrições podem ser feitas no Portal do Estudante
Escolha a sua Trilha!
De modo a permitir o controle, o aproveitamento, a validação e registro das respectivas horas de AC no histórico/currículo acadêmico dos estudantes, foram estabelecidas premissas básicas e o rol com a carga horária máxima das categorias das AC para os cômputos pleiteados.
Clica aqui e confira os critérios.
Carga horária concedida por categoria
Apresenta-se a seguir síntese das categorias das atividades complementares e sua respectiva carga horária, para cômputo e registro.
Categorias/Trilhas | Atividades | Horas |
Apoio ao Ensino | Programa de Monitoria | Carga horária total da monitoria* |
Atividades de representação discente (Ligas Acadêmicas, CAs, Atléticas, DCE, representante de turma) | Até 50 horas | |
Ser+ | Carga Horária total do projeto | |
Pesquisa | Programas de Iniciação Científica | 60 horas |
Atividades em Grupos de Estudos | ||
Extensão | Projetos de Extensão | 60 horas |
Trabalho Voluntário Continuado | 60 horas | |
Participação em Empresa Júnior | 100 horas | |
Ação Social | 10 horas de atividades por evento ou as horas do certificado | |
Estágios não obrigatórios (fora do componente curricular) | 100 horas | |
Atividades realizadas na UCB (Semanas temáticas / Semana universitária / Jornadas Acadêmicas / Congressos/ Seminários /Simpósios / Palestras, Conferências, Aulas Magnas / Oficinas, cursos de atualização | Até 60 horas | |
Eventos e cursos | Atividades realizadas fora da UCB (Semanas temáticas / Semana universitária / Jornadas Acadêmicas / Congressos/ Seminários /Simpósios / Palestras, Conferências, Aulas Magnas / Oficinas, cursos de atualização | Até 60 horas |
Participação em Audiências, Julgamentos | ||
Eventos culturais | ||
Aprovação em disciplinas eletivas, escolhidas dentre as disciplinas oferecidas nos diversos cursos | ||
Trilhas de Desenvolvimento do Programa Propósito de Vida (PPV) | Liderança | Horas do certificado, com limite de 40 horas total |
Pesquisa | ||
Esporte | ||
Cultura | ||
Espiritualidade | ||
Empreendedorismo |
(*) No máximo duas monitorias.
PROGRAMA PROPÓSITO DE VIDA
Atividades Complementares: Trilhas de Desenvolvimento
O Núcleo de Formação Geral e Humanística, é composto por três unidades curriculares: (1) Relação: princípios e valores; (2) Profissão: competências e habilidades; e (3) Cooperação: humanismo solidário, redes e comunidades.
As unidades curriculares almejam possibilitar aos estudantes o desenvolvimento de competências pessoais e sociais fundamentais ao longo desta jornada, por meio do relacionamento interpessoal, do compartilhamento de informações, inclusive com o auxílio de tecnologias de informação e comunicação.
Além das unidades curriculares acima citadas, o Programa oferece TRILHAS DE DESENVOLVIMENTO onde o estudante, ao longo da jornada acadêmica, possa integralizar as horas de atividades complementares em, no mínimo, 2 (duas) trilhas de diferentes atividades.
As vivências das trilhas devem contemplar as fases de sensibilização (presença), formação (proximidade) e atuação (vivências). A escolha das trilhas deve ser de autonomia do estudante a partir da elaboração do seu próprio projeto de vida no âmbito da Unidade Curricular Relação: Princípios e Valores e percorrer todo o percurso do estudante durante o desenvolvimento da graduação.
As Atividades Complementares: Trilhas de Desenvolvimento fazem parte do PROGRAMA PROPÓSITO DE VIDA e estão distribuídas nos seguintes eixos:
- CULTURA: Todas as artes contribuem para a maior de todas as artes: a arte de viver (Bertolt Brecht). Essa trilha oferece atividades nas suas diferentes modalidades artísticas, porque acredita que as artes contribuem para a formação dos sujeitos e o desenvolvimento do seu lado criativo, fazendo com que sua capacidade e habilidade de ser, pensar, sentir, conviver e fazer sejam potencializadas e sensibilizadas para formas mais dinâmicas, empáticas, compassivas, saudáveis de se estar no mundo. Conheça e participe das atividades dessa trilha.
- EMPREENDEDORISMO: Oportunizar vivências que estejam direcionadas ao empreendedorismo social. O foco desta trilha é a sensibilidade, formação e atuação dos estudantes na produção de bens e serviços que visam solucionar problemas da comunidade local. As atividades poderão ser operacionalizadas por meio de oficinas, formação de profissionais hands on, hubs de empreendedorismo, conectividade e inovação, além de outros similares.
- ESPIRITUALIDADE: Oportunizar vivências que estejam direcionadas a fé e interioridade. As ações poderão ser executadas pela Pastoralidade e Apoio Psicopedagógico de cada Unidade de Missão tendo como foco o desenvolvimento pessoal e espiritual dos estudantes da graduação, no intuito de fortalecer a dimensão espiritual na jornada existencial à luz do propósito individual.
- ESPORTE: oportunizar vivências esportivas, por meio de atividades extensionistas que promovam a cooperação e o fortalecimento de uma vida saudável. As ações poderão estar relacionadas aos cursos da área de Saúde. Sendo assim, esta trilha deve ser executada nas Unidades de Missão que ofertam cursos de Educação Física, Fisioterapia e similares. O foco desta trilha é a promoção do esporte como ponte para escolhas mais conscientes e conectadas com a vida em comunidade.
- LIDERANÇA: Oportunizar vivências que estejam direcionadas à transformação, novas conexões e legado. As experiências deverão partir do processo de autoconsciência de quem somos, com que podemos criar e de como nossa profissão pode impactar vidas. O foco desta trilha é a Liderança Transformacional.
- PESQUISA: Oportunizar vivências que estejam direcionadas ao senso crítico, trabalho colaborativo e à disciplina que a pesquisa científica exige. O foco desta trilha é o fomento à pesquisa científica e aos programas de Mestrado.
Todas as artes contribuem para a maior de todas as artes: a arte de viver (Bertolt Brecht).
Essa trilha oferece atividades nas suas diferentes modalidades artísticas, porque acredita que as artes contribuem para a formação dos sujeitos e o desenvolvimento do seu lado criativo, fazendo com que sua capacidade e habilidade de ser, pensar, sentir, conviver e fazer sejam potencializadas e sensibilizadas para formas mais dinâmicas, empáticas, compassivas, saudáveis de se estar no mundo. Conheça e participe das atividades dessa trilha.
CLUBE DO LIVRO
Carga horária: 20 horas
Horário: quintas-feiras das 14h às 16h
Período: 15/4 a 15/6
Tema:
A ideia de um clube do livro para estudantes da UCB surgiu como uma tentativa de incentivar o hábito de leitura nos alunos e demonstrar que a leitura pode ser uma atividade divertida e gratificante. Os livros são de ficção e escolhidos por meio de uma votação pelos próprios alunos participantes, havendo um encontro presencial ao final de cada mês a fim de discutir o livro e incentivar o debate e a paixão pela leitura nos alunos.
Objetivos:
O objetivo da trilha é proporcionar aos alunos uma experiência divertida e produtiva, utilizando da leitura de livros de ficção para demonstrar que a leitura não precisa ser uma atividade cansativa ou entediante. Queremos proporcionar, também, um espaço para que alunos de diferentes cursos, mas com um interesse em comum pela leitura se encontrem e socializem, numa tentativa de tornar a experiência universitária mais proveitosa e menos estressante.
Para quem é essa trilha?
A trilha do Clube do livro se destina a qualquer pessoa que se interesse pela leitura e esteja disposto a ler e debater sobre os livros e sobre as suas opiniões destes.
Plano de Trabalho Semestral | ||
Encontro | Conteúdo/Tema | Atividades |
25/04 – 14h às 16h | Encontro para conhecer os integrantes e falar sobre como o grupo irá funcionar. | Introdução dos novos integrantes e apresentações Escolha do livro do próximo encontro |
16/05 – 14h às 16h | Primeiro encontro de discussão sobre o livro escolhido no encontro anterior | Debate sobre o livro. Escolha do livro do próximo mês |
13/06 – 14h às 16h | Encontro para discutir o livro lido durante o mês, que foi escolhido no encontro anterior | Debate sobre o livro. Escolha do livro de leitura de férias. |
As inscrições podem ser feitas no Portal do Estudante
A Trilha de Empreendedorismo tem por missão oportunizar a vivência, desenvolvimento e comunhão de práticas que contribuem para o desenvolvimento social e comunitário do nosso território a partir dos estudantes da universidade em pleno diálogo.
Fazendo a Diferença
A trilha de Empreendedorismo ofertará 100 vagas para o 1º semestre de 2024
• A trilha contará com 4 atividades e os estudantes poderão se inscrever em apenas uma, duas ou nas três atividades:
– 1ª – Mini curso online de empreendedorismo 09/05/2024 das 14h às 18h ( 4 horas) ( 100 vagas)
– 2ª – Palestra online sobre Empreendedorismo Digital dia 16/05/2024 das 19h às 22h ( 100 vagas)
– 3ª – Palestra online sobre Empreendedorismo Feminino dia 23/05/2024 das 19h às 22h ( 100 vagas)
– 4ª Palestra sobre Plano de Negócios dia 30/05/2024 das 15h às 18h ( 100 vagas)
PLANO DE TRABALHO SEMESTRAL
1ª – Mini curso online de empreendedorismo
– Data: 09/05/2024
– Horários: das 14h às 18h
– Carga-horário : 4 horas
– Conteúdo: os estudantes participarão de um minicurso sobre conceitos e tipos de empreendedorismo; competências empreendedoras , a importância da pesquisa de mercado e do plano de negócios.
Ciclo de Palestras online
– Palestra online sobre Empreendedorismo Digital dia 16/05/2024 das 19h às 22h ( 100 vagas)- Palestrante: Haline Lide
– Palestra online sobre Empreendedorismo Feminino dia 23/05/2024 das 19h às 22h (100 vagas)- Palestrante: Carol Freire
– 4ª Palestra sobre Plano de Negócios dia 30/05/2024 das 15h às 18h ( 100 vagas)-
Palestrante : Carlos Daniel Silva
As inscrições podem ser feitas no Portal do Estudante
“Existe uma coisa que toda a verdadeira espiritualidade tem em comum, quer essa espiritualidade seja derivada da fé, da ciência, da natureza, ou das artes – um sentido de sobrenatural”. Andrew Schneider
O objetivo desta trilha é refletir com a comunidade acadêmica para a realidade do flagelo da fome no país e no mundo e sensibilizar para compromissos que transformem esta realidade, tendo presente os valores do Evangelho de Jesus.
Meditação Cristã
Carga horária: 15 h/a
Dias: Terças e quintas-feiras
Horário: 18h10 às 19h10
Período: 16/04 a 13/06
Número de vagas: 25
Tema:
O ser humano tem diversas maneiras de buscar a presença do Transcendente em sua vida, sendo a interioridade uma delas. A interioridade não apenas representa uma busca, mas também uma forma de viver de maneira mais centrada e conectada.
Ao se conectar com o seu interior, o indivíduo tem a possibilidade de se encontrar com o Transcendente. Essa conexão também se reflete externamente e se manifesta em suas ações.
Em um mundo agitado, onde é difícil encontrar tempo para cultivar a abertura do coração, a prática da meditação cristã pode ser uma oportunidade para orientar a vida espiritual dos cristãos. Esta prática vai além da simples oração vocal, mas leva o praticante a explorar a contemplação interior; a compreender suas próprias virtudes e falhas, e a despertar para uma oração baseada no silêncio e na simplicidade do coração.
De acordo com Laurence Freeman, a meditação é uma prática espiritual que nos conduz a um estado de oração profunda, conhecido como a oração de Cristo. Ela nos leva ao silêncio, à tranquilidade e à simplicidade, utilizando um método que é, por si só, calmo, silencioso e simples.
Objetivo
Buscar a conexão espiritual por meio da contemplação silenciosa, a fim de buscar o Transcendente no lugar onde Ele habita.
Para quem é essa trilha?
A Trilha de Meditação Cristã destina-se a estudantes interessados em iniciar um processo de autoconhecimento e cultivar a espiritualidade por meio da prática meditativa. A proposta é utilizar a meditação como ferramenta de suporte para o cotidiano, com especial enfoque no ambiente universitário.
Inspiração bíblica: “Entra no teu quarto e fecha a tua porta” (Mt 6,6)
Local: Sala 006 – Bloco K
Plano de Trabalho Semestral | ||
Encontro | Conteúdo | Atividades |
16/04 | A tradição cristã da meditação. | Roda de conversa com os inscritos a respeito da trilha. |
18/04 | O que não é e o que é meditação cristã? | Roda de conversa com os inscritos a respeito da trilha. |
23/04 | O que é Oração? | Acolhida/Prática/Reflexão/Prática meditativa |
25/04 | O que é Oração? | Acolhida/Prática/Reflexão/Prática meditativa |
30/04 | A importância da respiração e a postura no processo de meditação. | Acolhida/Prática/Reflexão/Prática meditativa |
02/05 | A importância da respiração e a postura no processo de meditação. | Acolhida/Prática/Reflexão/Prática meditativa |
07/05 | Como fazer escolhas? | Acolhida/Prática/Reflexão/Prática meditativa |
09/05 | Como fazer escolhas? | Acolhida/Prática/Reflexão/Prática meditativa |
14/05 | A Palavra que leva ao silêncio. Aprender a ficar em silêncio. | Acolhida/Prática/Reflexão/Prática meditativa |
16/05 | A Palavra que leva ao silêncio. Aprender a ficar em silêncio. | Acolhida/Prática/Reflexão/Prática meditativa |
21/05 | Como fazer com que coisas boas aconteçam. | Acolhida/Prática/Reflexão/Prática meditativa |
23/05 | Frutos da Meditação. | Acolhida/Prática/Reflexão/Prática meditativa |
28/05 | Frutos da Meditação. | Acolhida/Prática/Reflexão/Prática meditativa |
04/06 | Como fazer com que coisas boas aconteçam | Acolhida/Prática/Reflexão/Prática meditativa |
06/06 | Meditação cristã: um caminho que leva ao compromisso. | Acolhida/Prática/Reflexão/Prática meditativa |
11/06 | Meditação cristã: um caminho que leva ao compromisso. | Acolhida/Prática/Reflexão/Prática meditativa |
13/06 | Encerramento e Confraternização – Entrega dos Certificados | Acolhida/Prática/Reflexão/Prática meditativa |
As inscrições podem ser feitas no Portal do Estudante
Objetivo: incentivar aos estudantes da UCB às práticas esportivas, vivenciar atividades de inclusão e jogos cooperativos, interagindo com os estudantes do curso de Educação Física.
PRÁTICAS ESPORTIVAS: ESPORTES COLETIVOS DE QUADRA
PUBLICO ALVO: ESTUDANTES DA GRADUAÇÃO DA UCB.
DIA E HORÁRIO: ÀS SEGUNDAS-FEIRAS DAS 12H ÀS 13H
LOCAL: GINÁSIO 2
OBJETIVO: OFERTAR VIVÊNCIAS PRÁTICAS DE ESPORTES COLETIVOS DE QUADRA, DESDE OS FUNDAMENTOS DE CADA MODALIDADE COMO A SITUAÇÃO DO JOGO PROPRIAMENTE DITO.
VESTIMENTAS: RECOMENDAMOS ROUPAS DE ATIVIDADES FÍSICAS; CALÇADOS COMO TÊNIS E MEIAS; CABELOS PRESOS; UNHAS CURTAS; PARA AS MENINAS TOP POR DEBAIXO DA CAMISETA.
VAGAS: 35
DATA INÍCIO: A partir do dia 15 do mês de abril
ENCERRAMENTO: 24/06
LUTA LIVRE E WRESTING
PUBLICO ALVO: ESTUDANTES DA GRADUAÇÃO DA UCB.
HORÁRIO: ÀS TERÇAS-FEIRAS E QUINTAS-FEIRAS DAS 12H ÀS 13H
LOCAL: SALA 03 DO CIAM; LOCALIZADA AO LADO DIREITO DO BLOCO G.
VESTIMENTAS: ROUPAS PARA ATIVIDADES FÍSICAS.
OBJETIVO: PROPORCIONAR EXPERIÊNCIAS DE LUTAS OLIMPICAS E GRAPPLING COMO DEFESA PESSOAL E PRÁTICA DE LAZER.
VAGAS: 30
DATA INÍCIO: A partir do dia 15 do mês de abril
ENCERRAMENTO: 27/06
As inscrições podem ser feitas no Portal do Estudante
Comunicação Humana na perspectiva da Liderança Mediadora
Período: 18/04 a 06/06 – 5 encontros pelo Teams.
Dia/Horário: Quintas-feiras, das 19h30 às 21h30.
Facilitadores: Prof. José Ivaldo (NFGH).
Carga horária: 20 horas (horas de aula síncronas + leituras de textos complementares).
Vagas: 100 vagas (preferencialmente para a Católica EAD, mas disponível também para os cursos presenciais).
Período de inscrição:
Objetivo geral: Refletir a teoria e vivenciar a prática dos princípios da Comunicação Não Violenta (CNV) e da Mediação de Conflitos para a formação de lideranças mediadoras.
Conteúdos:
Encontro | Conteúdo/vivências | Datas |
1º | As questões socioemocionais permeiam o exercício da liderança? Componente da CNV: Observação e Sentimentos. (Observação x Julgamentos e Sentimentos x Pensamentos) |
18/abr |
Estudo de texto em preparação para o próximo encontro. | ||
2º | O que queremos e o que necessitamos para sermos felizes? Componente da CNV: Necessidades. (Necessidades x Estratégias) |
02/mai |
Estudo de texto em preparação para o próximo encontro. | ||
3º | Como fazer pedidos no contexto da liderança mediadora? Componente da CNV: Pedidos. (Pedidos x Exigências) |
|
Estudo de texto em preparação para o próximo encontro. | ||
4º | Por que os conflitos são inerentes a nossa condição humana? Componente da Mediação: Conflitos (Conflito x Agressividade x Violência) |
23/mai |
Estudo de texto em preparação para o próximo encontro. | ||
5º | Como se tornar uma Liderança Mediadora? Componente da Mediação: A Práxis da Mediação (Fala autêntica x Escuta ativa). Avaliação do curso e orientações sobre a certificação. |
06/jun |
Oratória de Alto Impacto
Período: 03/04 a 01/05 – 5 encontros.
Dia/Horário: Quartas-Feiras, das 14:30 às 17h00.
Facilitadores: Prof. José Ivaldo (NFGH) e Lucas Miguel (estudante de Nutrição).
Carga horária: 20 horas (horas de aula síncronas + leituras de textos complementares).
Vagas: 30 vagas
Período de inscrição: 25/03 a 05/04
Objetivo geral: Capacitar os participantes com as habilidades essenciais da oratória de alto impacto, proporcionando-lhes as ferramentas necessárias para comunicar de maneira confiante, envolvente e persuasiva.
Conteúdos
Encontro | Conteúdo/vivências | Datas |
1º | Por que a oratória é uma habilidade essencial no cenário atual e como ela pode impactar suas interações. Importância da oratória no mundo atual Elementos chaves da comunicação persuasiva |
03/abr |
Estudo de texto em preparação para o próximo encontro. | ||
2º | Como você pode transmitir confiança e autoridade por meio de sua presença e postura durante uma apresentação? Construção de uma presença confiante no palco |
10/abr |
Utilização da linguagem corporal para reforçar a mensagem | ||
Estudo de texto em preparação para o próximo encontro. | ||
3º | Qual é a importância de conhecer seu público-alvo e como você pode estruturar seu discurso para torna-lo mais envolvente e convincente? | 17/abr |
Estudo de texto em preparação para o próximo encontro. | ||
Identificação do público-alvo e adaptação da mensagem Estruturação eficaz do discurso – introdução, desenvolvimento e conclusão Estudo de texto em preparação para o próximo encontro. |
||
4º | Quais são as técnicas persuasivas que podem ser aplicadas para influenciar a opinião e envolvimento da plateia? Uso de técnicas persuasivas para influenciar opiniões Engajamento da plateia por meio de histórias e exemplos poderosos |
24/abr |
Estudo de texto em preparação para o próximo encontro. | ||
5º | Como você pode superar o nervosismo, receber feedback construtivo e continuar aprimorando suas habilidades de oratória após a conclusão do curso? Gestão de nervosismo e controle emocional durante a apresentação Feedback construtivo e contínuo para aprimorar suas habilidades de oratória. |
01/mai |
Avaliação do curso e orientações sobre a certificação. |
As inscrições podem ser feitas no Portal do Estudante
Questionar fenômenos naturais e humanos, responder grandes perguntas, enfrentar desafios importantes do nosso cotidiano, e construir soluções e respostas significativas que possibilitem a melhoria da qualidade de vida das pessoas, a redução das desigualdades, o desenvolvimento sustentável e o respeito ambiental, permitindo avanços sociais, intelectuais e culturais. Você se identifica com esta proposta? Então esta trilha é para você!
As atividades pensadas para a Trilha da Pesquisa têm como objetivo desenvolver os conhecimentos e a qualificação necessária para você poder atuar de forma competente no desenvolvimento de projetos de iniciação científica e de trabalhos acadêmicos de forma geral.
Introdução à Metodologia da Pesquisa Científica
Facilitador: Professor Luiz Cláudio Batista de Oliveira
Tema: Recomenda-se que o(a) estudante de graduação tenha compreensão das questões relacionadas à metodologia da pesquisa científica: suas características, sua relevância cultural, sua aplicação e seus significados para a formação universitária. Ressalta-se que o conhecimento formulado por meio do método científico é fundamental não apenas para a investigação e produções universitárias, mas em todos os processos de profissionalização e de educação continuada.
Tópicos a serem estudados: 1. A metodologia da pesquisa científica. 2. A questão dos métodos de investigação científica. 3. Problemas de natureza ética na realização da pesquisa científica.
Dia/Horário: Atividade online via plataforma Teams
Carga-horária: 12h
Público: estudantes de todos os cursos de graduação.
Vagas: 40 (quarenta)
Datas dos encontros:
10/04: 17H às 18H30
24/04: 17H às 18H30
15/05: 17H às 18H30
Entrega da atividade final: 22 a 29/05
As inscrições podem ser feitas no Portal do Estudante
Inscrições em breve.