Estudante

Alunas da UCB são aprovadas para doutorado em Portugal e na Argentina

Com excelência no ensino, Mestrado em Comunicação e Design Thinking comemora mais esta conquista

Três egressas do Mestrado em Comunicação da Universidade Católica de Brasília (UCB) passaram para programas de Doutorado fora do Brasil neste segundo semestre. Com excelentes colocações, Tatiane Oliveira, Ceci Diehl e Susana Etcheverry foram aprovadas para formação em Portugal e na Argentina.

Atualmente, o Mestrado em Comunicação na Católica está avaliado com nota 4 pela CAPES (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior), indicador que revela a qualidade oferecida pela instituição.

A coordenadora dos cursos de pós-graduação em Comunicação da Universidade Católica de Brasília, Florance Dravet, disse que as aprovações são oriundas do esforço coletivo da instituição, dos professores e dos alunos.

“A UCB é uma Instituição séria  e reconhecida, na qual o estudante trilha o caminho que escolhe para si. Estrutura, pesquisa e qualidade docente são grandes vantagens da Universidade que fazem toda diferença na formação das pessoas”, afirmou.

Florance Dravet destacou que o estímulo para os estudantes vem de várias frentes.  “Esse incentivo é feito de várias maneiras: fazendo por meio dos convênios e aproximações formais com instituições estrangeiras […] e indicando caminhos de viabilização financeira”, disse.

Apoio

Tatiane Oliveira fez Mestrado em Comunicação Organizacional na UCB e foi aprovada em 1º lugar para programa Doutorado em Comunicação na Universidade de Minho, em Braga (Portugal).

Para a estudante, o resultado é reflexo, também, da orientação que recebeu durante o Mestrado.

“Os professores que tive ao longo do curso e do meu orientador foram me incentivando à pesquisa, a entrar nesse mundo acadêmico. Quando fui chegando ao fim do curso, alguns professores começaram a me incentivar a manter a pesquisa por meio do doutorado e fui conhecendo algumas opções em Portugal”, disse.

Conquistas

Ceci Diehl também foi aluna do Mestrado em Design Thinking na Universidade Católica de Brasília. Ela também foi aprovada em primeiro lugar para o programa de Doutorado em Comunicação na Universidade de Porto, em Porto, Portugal.

“Sem a UCB e os professores, eu dificilmente teria passado na seleção do Doutorado. Desde minha entrevista para o mestrado até os dias de hoje eu recebi o apoio da instituição e dos professores. Sempre que precisei, eles estavam disponíveis para me apoiar, sanar minhas dúvidas, indicar leituras significativas para minhas pesquisas.”

Já Susana Etcheverry, egressa do Mestrado de Comunicação da UCB, que realizará o Doutorado em Educação na Universidade Nacional de Rosário na Argentina.

Parcerias

Há várias parcerias que garantem ao aluno facilidades ao escolher o programa de Doutorado a partir dos acordos com universidades que viabilizam o acolhimento do aluno sem custos de mensalidade.

A Universidade Católica de Brasília também indica programas para facilitar o custeio de passagens, como o da FAP/DF, dentre outros caminhos apresentados aos alunos da pós-graduação.

Por Kesley Pereira da Silva, estudantes sob orientação do professor Leandro Bessa

Publicado por Universidade Católica de Brasília