//
2019
maio
17
Educadores

O Direito na prática

Estudantes da UCB participam de júri simulado no Fórum de Águas Claras

Estudantes do 8º, 9º e 10º semestres do curso de Direito da Universidade Católica de Brasília (UCB) participaram, nesta sexta-feira (17), de um júri simulado no Fórum de Águas Claras. A atividade promovida pelo Núcleo de Práticas Jurídicas (NPJ) faz parte da Semana de Prática Jurídica da UCB.

Na simulação, que faz parte das disciplinas de Direito Processual Penal e Direito Penal, os estudantes refazem o julgamento de um caso verídico já apreciado pela Justiça. A atividade conta com juiz, defensor público, promotor, jurados, testemunhas, réu, oficial de justiça, escrivão e convidados. Ao final, é anunciada a esperada sentença.

O coordenador do NPJ e professor do curso de Direito, Francisco Fontenele, explica que o júri simulado traduz na prática tudo que os alunos aprendem em sala de aula. “É um dos momentos mais importantes da Semana da Prática Jurídica. Percebemos que há uma motivação maior dos estudantes em participar da simulação. Não adianta teoria sem prática, e este é o momento para eles treinarem o que aprenderam no curso”, destaca o docente.

Coordenadora do NPJ do Fórum de Águas Claras e professora do curso de Direito, a psicóloga Heloisa Marques falou sobre o trabalho multidisciplinar da simulação. “Contamos com estudantes não só do Direito, mas também da Psicologia e do Serviço Social. A atividade reflete claramente na qualificação dos alunos. Podemos perceber a empolgação dos estudantes em participar”.

O caso e a simulação

Os estudantes simularam um julgamento ocorrido em 2018, quando uma mulher foi a júri popular acusada de jogar seu filho recém-nascido pela janela do apartamento, no sexto andar, onde morava em Taguatinga no ano de 2002. No julgamento real, o crime de homicídio foi desclassificado para infanticídio, com pena de 2 anos e seis meses de reclusão. Porém, a pena deixou de ser aplicada em decorrência da prescrição.

Na simulação desta sexta-feira (17), o crime de homicídio também foi desclassificado para infanticídio, porém com pena de 3 anos de reclusão. Assim como no julgamento de 2018, a pena deixou de ser aplicada em decorrência da prescrição.

A Semana da Prática Jurídica contou com palestras de diversas autoridades do mundo jurídico e mobilizou professores, estudantes e a Direção do curso de Direito da UCB. Foi uma oportunidade para alunos assimilarem conhecimento e trocarem experiências. 

Por Adson Boaventura

Publicado por Universidade Católica de Brasília
Skip to content