maio
Divulgação
Estudante

Estudante de Jornalismo vence concurso do Portal Imprensa

Maryanna Aguiar Abreu se destacou ao escrever sobre a pressão profissional que um jornalista pode sofrer no exercício da profissão

A cada mês, o concurso Foca na Imprensa, do Portal Imprensa, seleciona dois ou mais artigos e disponibiliza em sua página para votação do público. O texto melhor avaliado é publicado no site do Portal. Neste mês de maio, a estudante do quarto semestre do curso de Jornalismo da Universidade Católica de Brasília Maryanna Aguiar Abreu, de 20 anos, foi a vencedora. “Dizer a verdade ou agradar? ”, esse foi o artigo vencedor do mês de maio do Foca na Imprensa.

Divulgação

O tema proposto pelo concurso desenvolvia a seguinte questão: “Considerando os tipos de pressão profissional que um jornalista pode sofrer, quais são suas maiores preocupações como futuro jornalista ou jornalista recém-formado, no exercício da profissão? ”. Os participantes deveriam escrever um artigo argumentativo-dissertativo e esboçar suas considerações sobre o tema. A estudante se destacou dos demais apresentando uma crítica em relação aos profissionais da área do jornalismo estarem perdendo o conceito de Ethos Jornalístico.

“Além de representar a Instituição, estou muito feliz por conseguir esta premiação que me ajudará não só no portfólio para o mercado de trabalho, como também com o conhecimento adquirido. Sinto-me honrada e, com certeza, consegui trazer orgulho para minha família e motivação aos meus amigos”, diz Maryanna Abreu.

Para o coordenador do curso de Jornalismo, professor Leandro Bessa, a importância de ganhar este tipo de premiação representando o curso e a Universidade Católica de Brasília motiva os demais estudantes. “Enquanto coordenação, nós a parabenizamos e desejamos que ela possa abrir portas para que outros estudantes também participem de concursos e eventos, pois a Universidade tem proporcionado espaço para uma abordagem teórica, crítica e reflexiva, como a Mary propôs em seu artigo, que é essencial para a formação de qualquer profissão, incluindo a de jornalista”.

Por Gabryel Jackson, estudante sob orientação da professora Eliane Muniz

Publicado por Universidade Católica de Brasília