//
A Escola de Medicina da Universidade Católica de Brasília (UCB), por meio do Centro Acadêmico de Medicina e da Comissão Científica iniciou, no dia 17 de agosto, o X Congresso Médico. O evento vai até o dia 20 de agosto, nos turnos da manhã, tarde e noite, nos auditórios dos blocos M e K, no Campus I.
Palestras de profissionais renomados da área, temas cotidianos de interesse dos estudantes, cursos das ligas acadêmicas, apresentação de trabalhos e premiação de artigos, são algumas das atividades que fazem parte da programação. “Nessa edição fizemos questão de priorizar a participação dos nossos egressos como forma de estímulo aos estudantes do curso, através de palestras que mostram o desempenho profissional e o conhecimento em diferentes áreas”, explica o Diretor da Escola de Medicina, professor Osvaldo Sampaio Netto.
Para a coordenadora da Comissão Científica, professora Thalita Ramos Ribeiro, o objetivo desse evento é “despertar nos estudantes uma vontade de aprender mais, um compromisso consigo mesmo de elevar o nível, tanto individual, como em forma conjunta, do curso de Medicina. Desafios, polêmicas, temas variados e cotidianos do médico fazem parte dos assuntos que estão sendo discutidos nesses quatro dias de congresso”.
O estudante do 6º semestre e coordenador do Centro Acadêmico, Guilherme dos Santos Queiroz, 23 anos, está entre os organizadores do evento. Para ele “é um desafio grande poder colaborar para a realização de um evento como esse. Participei da organização no ano passado, mas esse ano a responsabilidade foi maior. Temos 44 palestrantes, desses, 80% são egressos do curso de Medicina da UCB. É muito gratificante receber os estudantes que participaram desde a primeira edição do Congresso, desde a primeira turma do curso, agora como palestrantes. Queremos que os acadêmicos vejam como os estudantes da Católica estão desenvolvendo a profissão”.
“É sempre bom voltar para a casa onde você se formou. Acho muito importante incentivar os estudantes e mostrar o caminho que os egressos da Católica seguiram, como também, ter a oportunidade de mostrar um pouco do nosso trabalho e aprendizado para eles. Eu ingressei na UCB no ano de 2001, fiz parte da segunda turma de Medicina e é uma satisfação enorme poder estar aqui hoje como palestrante”, conta o médico dermatologista, Dr. Ciro Martins Gomes.
Para mais informações sobre programação, acesse: http://www.cmucb.med.br/programacao.htm