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Aproveitar recursos naturais como solo, água da chuva, energia solar, energia hidráulica e, no futuro próximo, energia eólica. Esse é o trabalho do Campo-Escola de Logística de Subsistência (CELOGS) da UCB, que tem como essência a preocupação com a sustentabilidade. Segundo Nilo Mendes, um dos coordenadores, “Esse é um projeto de extensão que promove atividades voltadas para a logística de subsistência com aplicação de tecnologia social, envolvendo o desenvolvimento sustentável e a justiça social”.
Em julho de 2008, representantes da Georgetown University, em visita à UCB, mostraram interesse em firmar parceria em projetos sobre aplicação de tecnologias sociais. No mesmo ano, o Exército Brasileiro multiplicou sua experiência na área. Em março de 2009, a Reitoria da Católica implantou o CELOGS no Campus I da Universidade, convidando o professor Marcelo Felippes, que desde o início estava envolvido no processo, para orientar sua execução. Desde as primeiras fases de instalação física, os estudantes e a comunidade ligada à Universidade motivaram e cooperaram para a realização do trabalho.
Entre as atividades do CELOGS estão o aproveitamento do solo para fabricação de tijolos, da luz solar para aquecimento da água, da hidráulica para evitar o consumo de energia elétrica, equipamentos de baixo custo para desidratação de frutas e desinfecção de água e um modelo de captação de água da chuva que colabora no manejo da piscicultura familiar (criação de peixes) com produção de hortaliças, como proposta sustentável de alimento (aquaponia). Difundir conhecimentos para que as pessoas estendam essas atividades em suas próprias casas também faz parte do projeto, que se estende a todo o Distrito Federal.
Os interessados podem conhecer as instalações. O projeto recebe diferentes tipos de visitantes, como autoridades, comitivas, professores, grupos escolares, entre outros, todos acompanhados por instrutor. No primeiro semestre de 2010, o deputado federal Rodrigo Rollemberg (PSB-DF), que tem interesse em criar emenda parlamentar para ampliar o projeto CELOGS, por meio da implantação de um Centro Vocacional Tecnológico – CVT, com enfoque principal na tecnologia social, conheceu o Campo-Escola.
Crianças do 3º ano fundamental do Centro Educacional Católica de Brasília também tiveram a oportunidade de aprender um pouco sobre o aproveitamento dos recursos naturais de uma forma sustentável, com simplicidade, baixo custo e fácil aplicabilidade. Segundo Mendes, "desenvolver técnicas com o objetivo de educar as pessoas para o uso de recursos naturais para a própria subsistência é importante no momento em que se vive uma crise ambiental".