//
A prática de exercícios físicos também pode ser uma aliada no controle da hipertensão, por melhorar a oxigenação do organismo e, assim, facilitar a circulação. Para aprofundar os estudos dessa relação, a Universidade Católica de Brasília (UCB), com o apoio da Fundação de Apoio à Pesquisa do Distrito Federal (FAP/DF), oferece aulas de pilates gratuitas para mulheres hipertensas. O período de triagem será na primeira quinzena de abril, às segundas, quartas e sextas-feiras, durante o período matutino, na Clínica-Escola de Fisioterapia da UCB.
O projeto busca verificar o efeito benéfico da atividade no controle da pressão arterial das participantes, estando direcionado para mulheres que não praticam nenhum tipo de exercício físico. Segundo a professora do curso de Fisioterapia e coordenadora do projeto, Yomara Lima Mota, a diferença entre o pilates e outras formas de exercícios são os princípios nele envolvidos, ou seja, respiração, força do abdômen, concentração, entre outros. “Porém, o diferencial deste projeto esta na associação dos exercícios clássicos do pilates com os exercícios aeróbios”, esclarece.
Para participar, as interessadas devem ter entre 35 e 59 anos, fazer acompanhamento médico para o tratamento da hipertensão e tomar medicamento controlado para pressão arterial. Para marcar a triagem, é necessário ligar para o telefone (61) 3356-9141 e no dia marcado levar o encaminhamento médico, comprovante de residência e documentos pessoais, para efetivar a inscrição.