//
Nos dias 25 e 26 de junho, uma comitiva da Universidade Católica de Brasília (UCB) visitou o campus da Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos), em São Leopoldo (RS), para conhecer o ecossistema de inovação da instituição e fortalecer uma cooperação futura. A delegação da UCB foi composta pelo reitor Carlos Longo, a pró-reitora acadêmica Sílvia Alcanfor, a coordenadora do Stricto Sensu Gislane Melo e a coordenadora de Relações Institucionais e com o Mercado, Rossana Balestra.
A visita incluiu reuniões com a reitoria e lideranças da Unisinos, além de uma imersão no Parque Tecnológico Tecnosinos. Lá, os representantes da UCB conheceram o modelo de incubação da Unitec, os serviços de apoio à inovação, captação de recursos, transferência de tecnologia e iniciativas de internacionalização.
Segundo Silvio Bitencourt, gestor do Tecnosinos, o encontro se transformou em uma valiosa troca de experiências e em um ensaio para futuros projetos em cooperação, combinando recursos e capacidades complementares entre as instituições.
Para o reitor Carlos Longo, a experiência foi inspiradora. “Cada conversa, cada apresentação e cada interação nos proporcionaram novas perspectivas sobre como podemos fomentar a inovação e melhorar a experiência educacional. A troca de ideias e experiências foi não apenas enriquecedora, mas também inspiradora.”
Longo reforça o potencial estratégico da aproximação: “A Unisinos é uma das melhores universidades do Brasil. É uma referência real. Estar com eles, ouvir o que têm feito, discutir possibilidades com o ICT (Instituição Científica, Tecnológica e de Inovação) deles, nos ajuda a pensar com mais ousadia o futuro da UCB”.
Com informações do Tecnosinos.