set
Divulgação
Conferência Internacional

UCB vai sediar Conferência Internacional em Psicologia da Religião

Pela primeira vez o evento mundial mais importante da área ocorrerá fora do continente Europeu

A decisão foi formalizada na Assembleia da Associação Internacional de Psicologia da Religião (IAPR), realizada durante a última conferência mundial, ocorrida entre 29 de agosto e 3 de setembro, em Gdánsk, na Polônia. A proposta de ser a Universidade Católica de Brasília (UCB) a sediar o evento conta com o apoio da Diretoria de Pós-Graduação e Pastoral da Universidade e foi oficialmente apresentada à IAPR durante o evento na Polônia pela Prof.ª Dr.ª Marta Helena de Freitas, coordenadora do Laboratório “Religião, Saúde Mental e Cultura”, vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Psicologia (mestrado e doutorado) da UCB.

A Prof.ª Marta Helena é também, no Brasil, a coordenadora do Grupo de Trabalho (GT) “Psicologia e Religião”, vinculado à Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Psicologia (ANPEPP). Deste modo, no ato da apresentação de sua proposta à Presidência e à Diretoria da IAPR, além de se apresentar como professora da UCB, representava também todos os pesquisadores integrantes do referido GT, pesquisadores de diversas universidades brasileiras:  universidades federais de São Paulo (USP – São Paulo e Ribeirão Preto); Paraíba (UFPB), Juiz de Fora (UFJF), de Brasília (UnB), Rio Grande do Sul (UFRGS); Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), Paraná (PUC-PR), Rio Grande do Sul (PUC-RS), Petrópolis (UCP), Mato Grosso (FACCMT), Pernambuco (UNICAP); além de universidades particulares de São Paulo (UNIP) e do Maranhão (Ceuma).

Divulgação

No ato da apresentação de sua proposta, no intuito de homenagear um dos principais pioneiros em Psicologia da Religião no Brasil e participante da IAPR desde o seu início, a professora convidou o Prof. Dr. Geraldo José de Paiva (USP) a ser o presidente honorário do evento. “Homenagem mais do que justa, pois o referido professor esteve à frente do GT nos seus primeiros 16 anos e contribuiu significativamente para expansão da Psicologia da Religião no país e para a sua respectiva internacionalização, tendo participado como membro da IAPR desde os seus primórdios. Convidamos também a coordenar a Comissão Científica do evento o Prof. Dr. Everton Maraldi (PUC-SP), jovem e brilhante pesquisador da área, integrante do GT que muito tem publicado trabalhos de relevância em níveis nacional e internacional”, destacou a professora Marta Helena.

A IAPR é uma organização internacional promotora de pesquisas e intercâmbios científicos no campo da Psicologia da Religião. Como tal, ela não é vinculada a nenhuma tendência religiosa específica, mas tem como propósito oferecer suporte a um amplo espectro do estudo científico da PR para psicólogos da religião de todo o mundo. Além de editar seu periódico científico intitulado “Archive For The Psychology Of Religion”.

“A associação promove bianualmente esta conferência internacional, até agora realizada nove vezes (Soerterberg, Holanda; Glasgow, Reino Unido; Leuven, Bélgica; Viena, Áustria; Bari, Itália; Lausanne, Suíça; Istambul, Turquia; Hamar, Noruega; e Gdánsk, Polônia). Ou seja, a UCB estará acolhendo, em Brasília, a 10ª versão dessa conferência, sendo esta a primeira vez que ela ocorre fora da Europa. O tema proposto para esta décima conferência será “Psicologia da Religião Intercultural”, e Brasília pareceu mesmo o melhor lugar para acolhê-la, contando com a substancial estrutura da UCB, tanto em termos físicos como em termos de recursos humanos”, destacou a professora Marta.

O acolhimento do evento bem como o apoio substancial para a sua concretização, ao final do mês de agosto de 2021, mostra que a UCB está comprometida com o alinhamento das ações entre ensino, pesquisa e extensão e com a consolidação, nesses três setores, de suas áreas de excelência. “É justamente isto que se busca alcançar no acolhimento a este evento internacional:  níveis de excelência cada vez maiores quanto à temática em foco, na medida em que ela é plena de implicações para a formação de profissionais mais qualificados em lidar com as complexas relações entre espiritualidade, religiosidade e saúde mental, e sua inserção sociocultural, como também para o aprimoramento de suas pesquisas e constituição de competências que venham se desdobrar em projetos de extensão e formação continuada de profissionais diversos (capelães, psicólogos, psiquiatras, assistentes sociais) e que precisam minimamente conhecer e aprender a lidar com o tema em pauta, tão presente em diversos contextos de nosso país. Tudo isso aliado ao firme compromisso com a internacionalização da pesquisa, do ensino e da extensão, previstos no planejamento estratégico desta Universidade”, completou a coordenadora do evento em 2021, Prof. Marta Helena.

Publicado por Universidade Católica de Brasília