out

UCB recebe Seleção de Futsal Feminino que se prepara para sul-americano

A seleção brasileira de futsal feminino participa da 3ª Clínica de Futsal Feminino na Universidade Católica de Brasília (UCB). A ação é fruto de uma parceria entre o Ministério do Esporte, a Confederação Brasileira de Futsal e a Universidade, no sentido de promover treinamentos para as jogadoras da seleção brasileira e, ao mesmo tempo, oferecer cursos, palestras e oficinas gratuitas para profissionais da área, com a participação da comissão técnica da equipe nacional.

Participam da 3ª Clínica mais de 200 inscritos, de diferentes estados, como São Paulo, Minas Gerais, Pernambuco, Amazonas e Brasília. Outras duas edições da Clínica de Futsal Feminino já foram realizadas desde o ano passado. Em novembro de 2017 (foto), no Parque Olímpico da Barra, no Rio de Janeiro (RJ), as meninas do Brasil passaram por uma semana de treinos preparatórios para a Copa América do Uruguai e participaram de ações direcionadas ao público em geral, a professores e a alunos da rede pública de ensino. Na época, a seleção sagrou-se campeã da Copa América. Em março de 2018, a Clínica ocorreu nas estruturas da Associação Carlos Barbosa de Futsal (ACBF), no Rio Grande do Sul, e terminou com o amistoso entre Brasil e Paraguai.

Aproveitando a oportunidade de falar com todos os inscritos, com a seleção feminina e a comissão técnica, o pró-reitor de Administração, prof. MSc. Júlio Cesar Lindemann, fez um convite à Confederação Brasileira de Futsal (CBFS) para que a Universidade seja a sede fixa de treinamentos da seleção. “A seleção poderia escolher a UCB como sede. Queremos estreitar a nossa parceria porque esporte e educação caminham juntos. Queremos atender a todos, das pessoas de nossa comunidade e nos orgulharia muito em receber a seleção em nossas instalações”, disse.

Já o assessor da Reitoria, prof. Dr. Ir. Lúcio Dantas, reforçando o convite feito pelo pró-reitor, disse que a parceria é boa para a Universidade, para a seleção brasileira e para a comunidade.

Para o secretário nacional de Futebol e Defesa dos Direitos do Torcedor (SNFDT), André Argôlo, apoiar o futebol feminino em todas as suas manifestações é uma das vocações do Ministério do Esporte. “A Clínica de Futsal Feminino foi um grande sucesso em suas duas primeiras edições. A iniciativa possibilita que a seleção brasileira faça treinamento intensivo e, também, realize importante interação com profissionais da área”, disse. “É uma excelente oportunidade para a evolução da modalidade”, completou.

O técnico da seleção brasileira de Futsal, Márcio Coelho, manifestou a sua surpresa com as instalações da UCB. “A estrutura da Universidade é sensacional. Talvez, de todas que nós passamos até o momento é a melhor. Essa questão de estrutura, de aparelhagem, de maquinário, de quadras, é perfeita, não tem o que apontar para melhorar. Já viajei e conheci centros de treinamento pelo mundo e o da UCB está no mesmo nível ou mesmo é melhor do que muitos que são considerados de ponta. Estou impressionado com a qualidade de todo o material disponibilizado até o momento”, ressaltou Coelho.

O coordenador do curso de Educação Física da UCB, prof. Dr. Rafael Sotero, ressaltou o convite do pró-reitor e disse que a Universidade, por meio dos laboratórios e das instalações do curso de Educação Física, está preparada para receber qualquer delegação esportiva. “Queremos e podemos receber cada vez mais, não só essa seleção brasileira de futsal, mas outras modalidades esportivas, o que nos deixa muito felizes. Estamos preparados para atender prontamente qualquer seleção do Brasil, e isso nos deixa muito orgulhosos, pois somos uma instituição de ensino e conseguir atender a uma atividade profissional como esta é um motivo de muita satisfação”, frisou.

A chefe de delegação da seleção e egressa do curso de Educação Física da UCB, Tatiana Weysfield, ressaltou a alegria em voltar à Universidade. “A UCB sempre foi uma instituição ligada ao esporte”, disse.

Conheça o curso de Educação Física da UCB, considerado um dos melhores do Centro-Oeste. Clique aqui e saiba como ingressar.

Publicado por Tiago Mendes