Foto: Faiara Assis
Congresso

UCB recebe o Congresso Brasileiro de Vida Silvestre

O evento é marcado por grandes nomes do setor, pesquisadores e estudantes

Começou nesta segunda-feira, 2 de setembro, na Universidade Católica de Brasília (UCB), o Congresso Brasileiro de Vida Silvestre, que nasceu com a ideia de realizar interações por meio de tecnologias disponíveis, com discussões sobre a vida silvestre, de forma compacta, propositiva e democrática.

A proposta é a de um evento técnico-científico que reúne a comunidade acadêmica, técnicos, integrantes de organizações não governamentais que atuam ou têm interesse na temática da vida silvestre. Todos os trabalhos abordam espécies com ênfase nas relações com o ambiente e associação com o ser humano e a sociedade.

Segundo a presidente do Congresso e docente da UCB, Prof.ª Ma. Helga Wiederhecker, o tema principal das discussões será “Espécie, Ecossistema e Sociedade”. “Cada vez mais a vida silvestre tem os seres humanos como vizinhos, e a nossa ação, como bons ou maus vizinhos, interfere nessa vida silvestre. Por isso é importante a capacidade de dialogar, de sentar junto, conversar, ter a empatia, ver as dores dos outros para que juntos consigamos inovar. Então, o nosso congresso surge da necessidade de nos aproximarmos, para que possamos nos reabastecer e manter o diálogo como o que nos aproxime e busque soluções e inovações”, ressaltou a professora Wiederhecker.

O diretor da Escola de Exatas, Arquitetura e Meio Ambiente, Prof. Dr. Douglas José da Silva, que esteve representando a Reitoria da Universidade, lembrou que diante de tantos conflitos da área ambiental e de carência de esclarecimentos técnicos, “é de extrema importância nos encontramos para discutir e refletir sobre esses temas, e o que está em pauta neste evento é a vida, e não existe nenhum tema mais importante do que esse. Sejam muito bem-vindos à Universidade Católica! Estaremos sempre de portas e mentes abertas para refletir temas de tamanha relevância”.

A diretora da Escola de Saúde e Medicina da UCB, Prof.ª Ma. Cristine Savi Fontanive, destacou a grande participação de pesquisadores renomados e a importância de eventos como este para a formação acadêmica e profissional. “Estou aqui representando todos os cursos da Escola de Saúde, não só o curso de Veterinária, pois, a biodiversidade está diretamente relacionada com a qualidade de vida dos animais e do ser humano, tratando da sua saúde física e mental. O tema do Congresso é fundamental e é um prazer receber tantos pesquisadores, profissionais que trabalham nessa área e que possam contribuir para crescimento acadêmico e profissional de nossos estudantes”, disse.

O superintendente de Licenciamento do Instituto Brasília Ambiental (IBRAM), Alisson Santos Neves, destacou: “o nosso dilema é sustentar o tripé da sustentabilidade, então, as nossas decisões vão ao encontro e são permeados pelo tripé da sustentabilidade (social, ambiental e econômicos). Nós, do IBRAM, gostamos desses debates porque devemos cada vez mais aproximar a academia da extensão. Precisamos fazer com que o conhecimento aqui debatido seja cada vez mais presente na tomada de decisão”, explicou.

O representante do Conselho Regional de Medicina Veterinária do Distrito Federal (CRMV-DF), Roberto Gomes Carneiro, se fez presente e destacou a atuação do Conselho Regional de Medicina Veterinária na defesa da vida animal.

Comissão Organizadora: Presidência – Helga Wiederhecker; Direção de Campo – Morgana Bruno; Direção de ConhecimentoEdilaine Fernandes; Direção de Desenvolvimento – Rodrigo Viana; Direção de RecursosChesterton Ulysses; Direção de Relacionamento – Pamella Cabral. ApoioCarolyne Dias, Thuany do Amaral, Bárbara Maia, Francisco de Souza, Mariana Velásquez, Vinícius Coelho, Nathália Gabriela Coelho, Noeliton Júnior. Comissão Técnica – André de Camargo Guaraldo, Bárbara Medeiros Fonseca, Eduardo Guimarães Santos, Elisângela de Albuquerque Sobreira, Gabrielle Sant’Anna Vieira Cambraia, Luciana de Mendonça-Galvão e Luiz Antônio Lira Júnior.

Confira a programação dos três dias do Congresso Brasileiro de Vida Silvestre, clicando aqui.

Publicado por Universidade Católica de Brasília