//
2019
maio
23
Foto: Rodrigo Eneas
Palestra

UCB recebe o 1º Simpósio de Doença Celíaca do Distrito Federal

Diversas autoridades no tema estiveram presentes na Universidade para debater as questões relacionadas com a doença

Doença celíaca é uma doença autoimune crônica do intestino delgado, causada por uma reação ao glúten em pessoas com predisposição genética. Para jogar luz sobre o tema, o curso de Nutrição da Universidade Católica de Brasília (UCB) promoveu, em conjunto com a Associação dos Celíacos de Brasília (ACELBRA/DF), o 1º Simpósio de Doença Celíaca do Distrito Federal. O evento aconteceu nesta quinta-feira, 23 de maio, e contou com a presença de diversos especialistas na área, além de professores e estudantes da Universidade.

Foto: Faiara Assis

Segundo a diretora da Escola de Saúde e Medicina da UCB, prof.ª M.ª Cristine Savi Fontanive, a Universidade Católica se preocupa com o tema e destaca os estudos produzidos sobre a doença. “Trabalhamos muito com esse tema que considero tão importante na vida das pessoas. Como nutricionista, sei bem como cuidamos da alimentação das pessoas para que elas possam ter qualidade de vida”, disse.

A prof.ª Cristine ainda agradeceu a participação dos estudantes e qualificou o Simpósio como mais um passo para a qualificação de excelência dos estudantes da UCB. “Um grande evento como este acontecendo dentro da nossa Universidade é um grande passo para a formação dos nossos estudantes”.

A coordenadora do curso de Nutrição da UCB, prof.ª M.ª Caroline Romeiro, agradeceu a participação de todos e falou sobre a preparação do Simpósio. “Este evento foi idealizado ainda em 2018, quando conversamos com a ACELBRA. Então, foram meses de preparo para que chegássemos ao dia de hoje. Montamos uma programação muito rica e que eu tenho certeza que irá agregar na vida de cada um que esteve presente na UCB”.

O presidente da Associação dos Celíacos de Brasília, Paulo Roberto Ferreira da Silva, disse que o simpósio é uma tentativa de demonstrar para a sociedade as dificuldades enfrentadas pelos celíacos. “A população, muitas vezes, não entende os anseios e receios da pessoa que tem o diagnóstico com essa doença”, destacou.

Foto: Faiara Assis

A representante do Conselho Nacional de Saúde (CNS), Cleoneide Paulo Oliveira Pinheiro, destacou as políticas públicas em favor dos celíacos. “A próxima Conferência Nacional de Saúde trará os avanços com as políticas públicas dirigidas especificamente para a pessoa com doença celíaca. Estamos com um Projeto de Lei que cria o Dia Nacional do Celíaco e que traz toda a necessidade de que o celíaco precisa”.

Compôs ainda a mesa de abertura o presidente do Conselho de Alimentação Escolar (CAE), André Luiz de Souza Santos.

Publicado por Universidade Católica de Brasília
Skip to content