//
Aconteceu hoje (26 de outubro) uma roda de conversa com a historiadora Heloisa Starling. Alunos dos cursos do Núcleo de Formação Geral e Humanística e do curso de direito compareceram à sala M002, do Bloco M, Campus Taguatinga para debater sobre questões ligadas à democracia no Brasil.
Starling é historiadora, professora universitária titular do departamento de história da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), pesquisadora, escritora e autoridade nacional em estudos sobre a ditadura e a república brasileira.
Durante a conversa, a professora falou sobre a percepção da sociedade a respeito da democracia e os princípios em que ela se baseia (igualdade e liberdade). “Certamente, uma fatia larga da sociedade brasileira não tem nenhum apreço pela democracia. E, certamente, uma fatia larga da sociedade brasileira não tem nenhum apreço pelo catálogo de direito. As consequências disso são graves porque o catálogo de direito é aquilo que permite criar um patamar de igualdade”, afirma a historiadora.
Heloisa salientou, ainda, que na criação da nossa democracia, “houve um investimento muito grande na prática democrática, mas não na cultura democrática”. Como resultado disso, segundo ela, alguns confundem privilégio com direito.
A roda de conversa faz parte de um dos desdobramentos educativos do projeto Diálogos Contemporâneos, realizado pela Associação Amigos do Cinema e da Cultura de Brasília e é uma das ações da Trilha de Cultura ofertada aos estudantes da Universidade Católica.