//
Na última segunda-feira (15), a Universidade Católica de Brasília realizou o lançamento do Projeto Capacitação, destinado aos estudantes da UCB (presencial e EAD) e da FICR. O projeto tem como objetivo capacitar os estudantes que estão concluindo o curso de graduação oferecendo um percurso formativo voltado para o mercado de trabalho e para a realização do Exame Nacional do Desempenho de Estudante do (ENADE).
O projeto será dividido em 3 fases: a primeira fase é destinada para formação geral, onde serão desenvolvidos o pensamento crítico, raciocínio lógico e uso correto da língua portuguesa; a segunda fase será dividida para entender as necessidades e especificidades de cada área e a terceira fase será destinada para conteúdo específicos de cada curso, mais focados no mercado de trabalho. Em todas as fases os estudantes terão encontros presenciais e a distância, assim como simulados.
A pró-reitora acadêmica, Adriana Pelizzari, abriu o evento dando boas-vindas aos estudantes presentes, aos da Católica EAD e da FICR, que acompanharam o evento virtualmente. Em seguida destacou a construção do projeto e da sua importância. “Esse projeto é muito especial e foi pensado com muito esmero para a formação de vocês. Vocês escolheram a Universidade Católica por um significado e esse diploma vale muito para vocês e para nós também. Então aproveitem, pois vocês irão levar a marca Católica para o mercado de trabalho “.
O prof. Fernando Figueiredo, que também é egresso da UCB, relembrou a sua experiência, agora como coordenador geral acadêmico de Educação a Distância. “Fiquei muito feliz de poder integrar esse grupo de pessoas idealizadoras do projeto. Aqui em Brasília temos uma cultura muito forte do concurso público, por exemplo, e porque não trazer esse diferencial para dentro da Universidade e os preparar aqui na Graduação para aquilo que o mercado de trabalho vai exigir!?”, disse Fernando.
O projeto foi construído por várias mãos, inclusive com uma boa participação dos coordenadores de curso que conhecem a realidade de cada estudante. O projeto vem para complementar o que os estudantes já veem em sala de aula.
A prof.ª. Me. Camilla Sara Gonçalves, coordenadora acadêmica de graduação, explicou sobre o projeto Capacitação e as oportunidades do mercado de trabalho. “O objetivo do projeto é trabalhar e criar possibilidades para que essa transição ocorra de uma maneira bem fluida, que vocês consigam oportunidades de trabalho, de colocação profissional e que a Católica possa ser um facilitador desse processo”, disse a professora Camilla.
Também foi convidado o palestrante João Fróes para falar sobre as profissões do futuro e as novas tecnologias que podem ajudar pequenas empresas. João é consultor empresarial, palestrante e mentor de Startups, graduado em Administração de Empresas e Master in Business Administration em Gestão de Pessoas pela Universidade Católica de Brasília.
João iniciou sua palestra falando sobre a automatização das coisas e assegurou aos estudantes que nenhum robô irá tomar os empregos. “Toda tecnologia que surge faz uma transformação no mercado de trabalho. Ao mesmo tempo que uma vaga/posto de trabalho vai deixar de existir, vários outros postos vão surgir. A gente precisa evoluir com isso”, disse João.
Setor de empregabilidade
Na oportunidade, a prof.ª. Me Andrea Dias Garzesi, apresentou o UCB integra, que visa oferecer apoio a empregabilidade e trabalhabilidade dos estudantes, auxiliando no relacionamento entre o agente de integração de empresas parceiras, a fim de garantir que os estudantes tenham uma oportunidade de colocar em prática aquilo que estão vivenciando dentro da Universidade. Além da apresentação do setor, a professora passou o panorama atual das vagas de estágio.
“Nós temos hoje em torno de 1200 estudantes em campo de estágio, estamos com 700 vagas em aberta na Plataforma de Carreira e algumas vagas exclusivas para os estudantes da UCB. Isso para gente é um grande reconhecimento porque acaba evidenciando de fato qual é a qualidade dos alunos que nós estamos formando no mercado de trabalho, alinhado às tendências do mercado”.
Garzesi convidou os estudantes para uma oficina a ser realizada no dia 23 de agosto, das 11h40 às 13h, no laboratório M 107, com o título: Aprenda a construir o currículo do futuro. A palestra também será transmitida de forma online, no teams, das 17h às 18h30.
Para finalizar e marcar o lançamento do projeto Capacitação, foi convidada a cantora Juliana Muller e trio para animar a noite dos estudantes com repertório de música da MPB e Sertanejo.