//
2014
nov
14

UCB realiza competição com pontes de macarrão

No lugar de concreto, cola. Ao invés de ferragens, macarrão. A troca, base para o primeiro Desafio da Ponte de Macarrão realizado na Universidade Católica de Brasília (UCB), serviu para os estudantes de Engenharia Civil colocar o conhecimento em prática e fazer um teste de carga construindo uma ponte de macarrão treliçada.

A competição aconteceu na manhã de 14 de novembro, no Auditório Central, e recebeu a participação de 27 equipes inscritas do curso de Engenharia da UCB e uma equipe da Universidade de Brasília (UnB). Para ganhar, eles precisavam provar que a estrutura projetada pelo grupo era a mais resistente, sendo capaz de suportar, no mínimo, o peso de dois quilos e atingir uma capacidade de peso máximo sem se romper.

Melina Franco, Paula Rios, Hugo e Vinícius de Oliveira, do 6º semestre do curso, foram os autores do projeto vencedor. Aplicaram os conhecimentos básicos de Mecânica dos Sólidos e desenvolveram uma ponte capaz de suportar até 200 kg. O projeto audacioso foi além da base de estrutura de avaliação, e, com limitações, a equipe Bolonhesa conseguiu garantir 178 kg e venceu com mais de 100 kg de sustentação na frente da segunda colocada, a equipe Macarronados, que atingiu 77 Kg de sustento. A estudante Melina Franco, explica que a conquista foi resultado de muito esforço e trabalho em equipe. “Iniciamos fazendo vários projetos e cálculos para saber as dimensões, altura, largura com base no edital da competição e o processo de montagem da ponte durou em torno de três semanas”, conta.

Paula Rios confirma que o processo de pesquisa e testes garantiu a vitória. “Nós escolhemos esse modelo de ponte (arqueada) por ser mais resistente, porém, tudo depende do sistema construtivo que é usado, a forma que se constrói e os cuidados que devem ser tomados. E outro critério que nos fez escolher esse modelo foi que nós pesquisamos muito outras competições que tiveram no Brasil e todas as que ganharam tinham esse formato”, revela. Para os vencedores, essa competição será inesquecível e manterá a amizade do grupo. “Foi uma experiência incrível é algo bem diferente. Nós passamos muito tempo juntos, aprendemos juntos, nos estressamos juntos, ficamos tristes e felizes juntos… então, foi bom também para aprendermos a trabalhar em grupo”, afirmou Rios.

Participação com qualidade

Para a prof.ª Glauceny Cirne de Medeiros, coordenadora do curso de Engenharia Civil da UCB, essa primeira competição de ponte de macarrão superou as expectativas pelo número de participantes e principalmente pelo resultado dos trabalhos. Para ela, ter um resultado bem próximo ao recorde nacional, de 234 kg de sustentação alcançado pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, mostra a capacidade dos estudantes e a qualidade na formação dos futuros engenheiros. “Essa prova trouxe um modelo que funciona na prática. A única diferença foi deixar de trabalhar com uma estrutura de aço e concreto e usar o macarrão. Com certeza, eles terão mais segurança em desenvolver projetos reais”, afirmou.

A primeira competição de ponte de macarrão ficou marcada na história do curso. Para concretizar o orgulho e a alegria dos participantes, a confraternização ficou por conta dos cursos de Nutrição e Gastronomia, que serviram macarrão ao sugo ao final do evento.

Publicado por Tiago Mendes
Skip to content