mar
Acolhida

UCB realiza Aula Magna com o Prof. Antônio Carlos Gomes

Preparação de atletas no ciclo olímpico é tema discutido por representatividade do treinamento esportivo no Brasil

Com o tema “Do Brasil a Tóquio – Expectativa de um ciclo olímpico”, a Universidade Católica de Brasília realizou nesta terça (10/3), no auditório do Bloco G, a aula Magna do Curso de Graduação e do Programa de Pós-Graduação em Educação Física, ministrada pelo Prof. PhD. Antônio Carlos Gomes, o ilustre exemplo de representatividade do treinamento esportivo no Brasil.  A abertura do evento contou com a fala do coordenador do Curso de Educação Física, Prof. Dr. Rafael Sotero, e da coordenadora do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação Física, Prof.ª Dr.ª Gislane Ferreira de Melo. Com aproximadamente 140 participantes, o evento além de propor conhecimento sobre a preparação de atletas nas olimpíadas, marca o início do semestre dos estudantes do curso de Educação Física da Universidade.

Faiara Assis

Para o coordenador do Curso de Educação Física, Prof. Dr. Rafael Sotero, a presença de um profissional renomado para a abertura do semestre é um privilégio para toda a comunidade acadêmica: “para nós da Educação Física o Prof. Antônio Carlos é um ícone, por tudo que ele fez como profissional da área e também por tudo que ele faz com os seus atletas, com as assessorias que ele executa em comitê olímpico e confederações. Ele tem uma importância e um respeito mundial, o que faz com que a gente entre em um cenário não só acadêmico, mas esportivo no mercado mundial. Uma autoridade na nossa área, de muito prestígio e respeito, “afirmou o coordenador.

De acordo com a Prof.ª Dr.ª Gislane Ferreira de Melo, é uma honra e uma satisfação enorme está diante do professor Antônio Carlos, que neste dia compartilha um pouco do seu grande conhecimento: “o Prof. Antônio Carlos tem uma enorme bagagem, além de ser um grande profissional que atualmente dá aula para treinadores em 32 países europeus e africanos. Ele foi um dos primeiros da área da educação física a fazer um doutorado na Rússia e está atualmente no comitê olímpico. Hoje termos a honra de ouvir um pouco dessa trajetória das olimpíadas do Brasil até Tóquio, que começa agora. Além disso, nos prestigiam nesta semana os americanos da Universidade da Carolina do Norte, dois alunos do mestrado e outros cinco melhores alunos da universidade estão aqui hoje compartilhando momentos e participando das atividades da semana.

O palestrante Prof. Antônio Carlos Gomes discutiu sobre o processo de preparação de atletas olímpicos e como a ciência pode contribuir para as metodologias: “a ciência pode ajudar na formação de atletas olímpicos, vamos discutir essas etapas juntamente com esse corpo de professores e estudantes presentes aqui, e que são de alta formação acadêmica. Aproveitaremos o momento para falar sobre a ciência no esporte”.

O estudante Hugo de Lucca, do mestrado em Educação Física da UCB, ressaltou a importância de a Universidade abordar temas que complementem a trajetória universitária, pois possibilitam o conhecimento de novas áreas com novas perspectivas: “o tema Ciclo Olímpico é bastante interessante para ser tratado pois trata das realidades que merecem ser destacadas do cotidiano do atleta, do que ele passa e do que ele pode vir a passar, tanto dos aspectos fisiológicos e biológicos quanto psicológicos. Portanto, os estudantes aqui presentes podem somatizar essas palestras para agregar um valor profissional à área e também como seres humanos que lidarão com outros seres humanos”, disse o estudante.

Sobre o Palestrante

O Prof. Antônio Carlos Gomes possui graduação em Educação Física pela Universidade Norte do Paraná (1984), mestrado em Ciências da Educação pela Academia Nacional de Cultura Física da Rússia (1996) e doutorado em Teoria e Metodologia da Educação Física pela Universidade Nacional de Cultura Física, Esporte e Turismo, da Rússia (1997). Atualmente é diretor técnico da Sport Training, empresa de consultoria científica em esportes, vice-presidente da Confederação Lusôfona de Treinadores. Tem experiência na área de Educação Física, com ênfase em Treinamento Desportivo, atuando principalmente nos seguintes temas: futebol, treinamento desportivo, preparação física e fisiologia do esporte.

Por: Faiara Assis

Publicado por Universidade Católica de Brasília