//
A professora Maria Fátima Grossi de Sá foi homenageada na manhã de hoje, 25 de outubro, pela Reitoria da Universidade Católica de Brasília (UCB). A professora recentemente recebeu a medalha de Ordem Nacional do Mérito Científico e Tecnológico, concedida pelo governo federal a personalidades, pesquisadores, professores e outros promotores do conhecimento que se destacaram em sua atuação profissional.
Participaram da homenagem à professora o Magnífico Reitor, Prof. Dr. Ir. Jardelino Menegat; o pró-reitor Acadêmico, Prof. Dr. Daniel Rey de Carvalho; o pró-reitor de Administração, Prof. Me. Júlio César Lindemann, o Assessor da Reitoria, Prof. Dr. Ir. Lúcio Dantas, a diretora da Escola de Saúde e Medicina, Prof. ª Me. Chistine Savi Fontanive; o diretor da Escola de Exatas, Arquitetura e Meio Ambiente, Prof. Dr. Douglas José da Silva, a coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Ciências Genômicas e Biotecnologia, Prof.ª Dr.ª Maria Sueli Soares Felipe e os professores do Programa, Paulo César de Morais e Rosangela Vieira de Andrade.
Segundo o reitor, Jardelino Menegat, a celebração junto à professora é um momento especial para a Instituição. “Este é um momento especial para a Reitoria, mas é também uma celebração de toda a Universidade. O seu trabalho é reconhecido não somente na UCB, mas por todo o País”, ressaltou.
“Obrigado por todo o esforço que está fazendo para construir um País melhor, uma Universidade melhor para nossos estudantes. Que a senhora possa ser uma inspiração para outros profissionais de nossa Instituição”, disse o Magnífico Reitor.
Para o Prof. Daniel Rey de Carvalho, o time formado por professores e pesquisadores da Biotecnologia da UCB faz um grande e importante trabalho. “A Biotecnologia dá uma aula de gestão e é um dos mais bem estruturados do Brasil. Faz grandes pesquisas, conta com grandes pesquisadores, como a professora Fátima. A única coisa que podemos fazer é parabenizá-la pelo magnífico trabalho”, destacou o pró-reitor Acadêmico.
O professor Júlio César Lindemann ressaltou a satisfação que a conquista da professora traz à Universidade. “É uma honra tê-la em nossos quadros de colaboradores. Que a senhora estimule cada vez mais os outros, em especial os nossos estudantes, que eles percebam que fazemos ciência de ponta. Espero que contagie a todos”, disse.
“Agradeço a homenagem e na verdade toda conquista tem uma longa história por trás. Ninguém ganha nada sozinho nessa vida. A medalha que recebi é fruto de muito estudo, trabalho, pesquisa na área de Biotecnologia. Eu sempre pesquisei, desde a minha época de faculdade, produtos que o Brasil necessitava. Tive grandes desafios em minha carreira profissional, como quando assumi a Coordenação de Biotecnologia da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Hoje, temos mais de 70 programas de Biotecnologia no País, gerando conhecimento e indo além, trabalhando sob demanda que o Brasil tem. Fico feliz pela medalha, mas sou apenas uma integrante da uma equipe gigante. Além disso, me satisfaz bastante contribuir para a ciência nacional. Essa medalha não é só minha, mas de todos meus alunos e colegas”, disse a homenageada do dia, professora Maria Fátima Grossi de Sá.
A prof.ª Dr.ª Maria Fátima faz parte do Programa de Ciência Genômicas e Biotecnologia da Escola de Saúde e Medicina da UCB e também ministra disciplinas no curso de graduação de Ciências Biológicas, da Escola de Exatas, Arquitetura e Meio Ambiente.