UCB participa da XI Feira de Saúde do CECB

Com o objetivo de colaborar com a saúde e o bem estar dos estudantes, pais e funcionários do Centro Educacional Católica de Brasília (CECB), professores e estudantes dos cursos de Biomedicina, Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia, Medicina e Nutrição da Universidade Católica de Brasília participaram, no dia 10 de setembro, da XI Feira de Saúde do CECB.

Responsável pela ação, o professor Vicente Crivellaro destaca o envolvimento do público com os serviços oferecidos durante a feira. “É muito bom ver o entusiasmo da comunidade escolar em participar das atividades propostas por cada estande. Aqui o público tem a oportunidade de se informar e realizar exames preventivos de diferentes áreas da saúde em um só lugar”.

A coordenadora de Relacionamento da UCB, Sandra Ribeiro, conta que essa parceria existe desde as primeiras edições do evento e vem crescendo com o passar dos anos. “É papel da universidade participar de iniciativas como essa, em que podemos levar conhecimento, atividades e atendimentos à população. É sempre uma satisfação muito grande poder contribuir com esse evento”.

DNA dos alimentos, orientação em relação ao peso e consumo de alimentos saudáveis foram algumas das atividades realizadas no estande do curso de Nutrição, supervisionadas pela professora Caroline Romero. “São alarmantes as taxas de obesidade infantil no Brasil e no mundo, além de doenças que antigamente eram detectadas em adultos e hoje são diagnosticadas precocemente. Então, esse trabalho que realizamos é no sentido de conscientizar e estimular o hábito da alimentação saudável ainda nos primeiros anos de vida”, ressalta a nutricionista.

De acordo com o coordenador do curso de Odontologia, professor Eric Franco, o foco foi trabalhar com educação e saúde, no sentido de fazer uma conscientização da importância da saúde bucal. “Não adianta pensar em odontologia ou em qualquer outra área da saúde só do ponto de vista curativo, quando a doença já está instalada. A melhor opção é sempre a prevenção”, alerta.

O professor do curso de Enfermagem, Maurício Oliveira Chaves, participou pela primeira vez do evento e chamou bastante atenção vestido de Aedes Aegypti. “Nosso objetivo foi impactar o público com o visual do mosquito, explicar toda a anatomia, sinais, sintomas e cuidados necessários, de forma lúdica, para que possam ser informados e encorajados a fazer sua parte nessa luta contra a dengue, zika e chikungunya”.

Para os estudantes, esse foi um momento de aprendizado. “Nosso trabalho futuramente será 100% com as pessoas, então esse contato influencia muito o nosso desenvolvimento”, comemora Sayonara Assis, 4º semestre do curso de Fisioterapia. “Tivemos a chance de ver e analisar a realidade do público, detectando diferentes diagnósticos e isso colabora muito para nos preparar para o mercado de trabalho que estaremos enfrentando futuramente”, pontua Tatiane Aparecida, 7º semestre do curso de Nutrição.

Publicado por Tiago Mendes