UCB oferta aulas gratuitas de português para migrantes

Inscrições estão abertas de 8 a 26 de julho e devem ser realizadas diretamente no Núcleo de Extensão Universitária

A Universidade Católica de Brasília (UCB) está com inscrições abertas até 26 de julho para aulas de Português voltadas a migrantes e refugiados, ofertadas de forma presencial no Câmpus Taguatinga. Além de contribuir com o aprimoramento dos aspectos linguísticos da leitura, da escrita e da oralidade, as aulas auxiliam na obtenção do certificado de proficiência em Língua Portuguesa, documento exigido pela Polícia Federal para quem busca a naturalização.

“O projeto é um espaço de transformação na vida desses migrantes e refugiados, que tem, a partir da língua, o direito à palavra. O direito de se comunicar melhor e de conseguir, com isso, mais oportunidades no mercado de trabalho. De sonhar com a entrada em uma Universidade a partir desse aprendizado inicial da língua, que eu acredito, é a porta de entrada para muitos outros direitos, inclusive, da cidadania”, relata o coordenador de Extensão da UCB, professor José Ivaldo.

São 100 vagas disponíveis para o segundo semestre de 2024, com aulas nas terças, quartas e quintas-feiras, nos períodos da manhã, tarde e noite. Cada encontro tem a duração de duas horas. O início das aulas está previsto para agosto.

Para participar, os interessados devem procurar o Núcleo de Extensão Universitária fica localizado no Bloco D, sala 209, no Campus Taguatinga da UCB. Os documentos necessários para realizar a inscrição são: comprovante de endereço; CPF; Registro Nacional de Migração (RNM); Passaporte e Carteira de Trabalho. O atendimento é de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 11h30 e das 14h às 17h.

Projeto SER+

As aulas de português fazem parte do Projeto SER+, que é uma iniciativa da Universidade Católica de Brasília em parceria com o Instituto Migrações e Direitos Humanos (IMDH) e já atendeu mais de 1000 pessoas desde 2014. Para os estudantes voluntários dos cursos de graduação, funciona como atividade complementar, além de dar a oportunidade aos acadêmicos de participar do dia a dia de uma determinada comunidade, entender sua dinâmica, seus problemas, suas peculiaridades e ajudá-la a pensar soluções.

Aulas de língua portuguesa para migrantes e refugiados

Inscrições: de 8 a 26 de julho de 2024

Local de inscrição: Núcleo de Extensão Universitária, no Bloco D, sala 209, no Campus Taguatinga da UCB

Documentos necessários: comprovante de endereço; CPF; Registro Nacional de Migração (RNM); passaporte e carteira de trabalho.

Horário de atendimento: segunda a sexta-feira, das 8h30 às 11h30 e das 14h às 17h.

Endereço: QS 07 – Lote 01 – EPCT – Taguatinga, Brasília/DF.

Mais informações: (61) 3356-9032 ou pelo e-mail projetosermais@ucb.br.

Publicado por Bárbara Fragoso