//
Texto: Gustavo Menon
O Prof. Gustavo Menon, coordenador do curso de Relações Internacionais e docente no Programa de Pós-Graduação em Direito da Universidade Católica de Brasília (UCB), participou do encontro do G20 Social.
O professor apresentou suas pesquisas sobre a integração da América Latina e políticas públicas no combate às desigualdades na região, pontuando diversas experiências e iniciativas da UCB na cidade do Rio de Janeiro-RJ.
A atividade teve a participação do Programa de Pós-Graduação em Integração da América Latina da Universidade de São Paulo (PROLAM-USP), além de diferentes pesquisadoras e pesquisadores que apresentaram suas pesquisas no momento que antecede a reunião de cúpula de líderes.
Sob a presidência brasileira e com o lema “Construindo um mundo justo e um planeta sustentável”, o G20 reúne chefes de Estado e representantes da sociedade civil para refletir sobre os caminhos do desenvolvimento sustentável.
Tendo como sede a capital carioca, as atividades se distribuem a partir da atuação de três eixos: I) o combate à pobreza, à fome e às desigualdades em suas múltiplas dimensões; II) a transição energética; e, por fim, III) a reforma dos mecanismos de governança global. As atividades ocorrem em diferentes espaços, articuladas em torno destes eixos.
Também participaram da atividade Thomas Law, presidente do Instituto IbraChina, Paloma Pitre, da Faculdade de Direito da USP, e Amanda Harumy, doutoranda no PROLAM-USP e representante da Organização dos Estudantes Latino-Americanos e Caribenhos (OCLAE).