UCB na I corrida Pink For Life Run

Para fomentar a campanha “Outubro Rosa” no Distrito Federal, o grupo Bandeirantes, com apoio da Universidade Católica de Brasília (UCB), realizou no dia 29 de outubro, a I corrida Pink For Life Run, com percursos de 5 e 10 quilômetros, no Parque Bosque do Sudoeste. Voltada para mulheres e com o objetivo de estimular a participação da população no controle do câncer de mama, a ação contou com uma programação diversificada, além de atendimentos de cursos da Escola de Saúde da Universidade.

A coordenadora de Captação da UCB, Carina Siervi, destaca que participar desse tipo de iniciativa é extremamente importante, pois proporciona aos estudantes um contato direto com a sociedade, desenvolvendo habilidades da profissão e colaborando para a saúde e o bem estar da comunidade. Avaliações e orientações nutricionais aplicadas à caminhada e corrida; orientações gerais sobre aquecimento e alongamento; aferição de pressão arterial e orientações sobre autoexame de mama foram algumas das ações realizadas pelos estudantes dos cursos de Educação Física, Enfermagem e Nutrição, supervisionadas por professores da área.

A nutricionista e maratonista, Maria Matos, egressa dos cursos de Educação Física e Nutrição da Católica, palestrou sobre a importância da hidratação na corrida e realizou um alongamento com as participantes antes da competição. “É uma honra fazer parte desse evento, principalmente por uma causa tão nobre, que é mobilizar as mulheres para fazer autoexame e ter qualidade de vida. Precisamos levantar essa bandeira o ano inteiro, não só no mês de outubro. Alimentação e cuidados diários, além de atividades físicas, são essências para a nossa saúde como um todo”.

Responsável pelos estudantes de Enfermagem no evento, a coordenadora do curso, Fernanda Monteiro de Castro Fernandes, ressalta a relevância da campanha. “Além de estarmos atentos a recuperação e ao tratamento da doença, temos que focar na prevenção e no diagnóstico precoce, pois fazem toda a diferença. A campanha tem um papel fundamental para isso”. A coordenadora do curso de Nutrição, Cristine Savi, ainda falou sobre a influência da alimentação na prevenção e no tratamento do câncer de mama. “Os alimentos são fortes aliados à saúde das pessoas, pois fortalece a imunidade e também colabora com a prevenção da doença. Cortar determinados alimentos ajuda a prevenir uma série de problemas de saúde, inclusive vários tipos de câncer”, pontua.

Para o estudante do 4º semestre do curso de Enfermagem, Diego Ícaro, participar de forma ativa desse tipo de iniciativa é uma experiência enriquecedora. “Sempre procuro participar das atividades que a Instituição nos proporciona, pois em breve estarei no mercado de trabalho e essas vivências fazem toda diferença na transformação do profissional que irei me tornar”.

Benefícios da corrida

Amante de corridas, o coordenador do curso de Educação Física, professor Severino Neto, explica que são inúmeros os benefícios da modalidade esportiva. “A corrida nos permite trabalhar todos os músculos do corpo, equilíbrio, capacidade cardiorrespiratória, cardiopulmonar, como também aspectos psicológicos, pois combate o estresse e colabora com a socialização. Esses benefícios ajudam as pessoas a terem mais qualidade de vida e consequentemente serem mais saudáveis”.

Outubro Rosa

O movimento conhecido como Outubro Rosa nasceu na década de 1990, para estimular a participação da população no controle do câncer de mama. A data é celebrada anualmente, com o objetivo de compartilhar informações sobre o câncer de mama, promover a conscientização sobre a doença, proporcionar mais acesso aos serviços de diagnóstico e de tratamento, colaborando com a redução da mortalidade.

Publicado por Tiago Mendes