//
2022
dez
09
Congresso

UCB marca presença no primeiro CONGEPS

Este ano foi realizado o primeiro Congresso de Gestão da Previdência Social (CONGEPS) entre os dias 16, 17 e 18 de novembro. O evento aconteceu nos formatos presencial e online com participação gratuita a partir da organização do Ministério do Trabalho e Previdência (MTP) e do  Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). Desta vez, o CONGEPS foi sediado em Brasília, no Instituto Serzedello Corrêa. O encontro visava tratar das temáticas voltadas para a  previdência social na prestação de serviços. 

Nessa primeira atuação do CONGEPS é em celebração aos 100 anos da Previdência Social, comemorado no dia 24 de janeiro de 2023. Para contemplar esse marco, a organização contou com conferências, palestras e mesas redondas para discutir novas práticas para otimizar a prestação de serviços na área da previdência social. Foram convidados várias entidades nacionais e internacionais. 

A Universidade Católica de Brasília (UCB) foi uma das convidadas a participar da CONGEPS com a presença dos docentes: doutores em economia Carlos Enrique Carrasco Gutierrez e Carlos Charris, professores do Programa de Pós-Graduação Profissional em Políticas Públicas e Economia da UCB; e a doutora em Educação Luiza Beth Alonso, docente no Programa de Mestrado em Governança, Tecnologia e Inovação. Os docentes foram os intermediadores durante as conferências nos três dias do congresso a fim de gerir os debates a respeito dos desafios da previdência social na América Latina; a qualidade de vida e as implicações para o futuro e as reformas da previdência e os programas sociais.

O professor Carlos Carrasco, relatou que a universidade deve estar presente em eventos como este. “Quando eu fui convidado como mediador, eu não hesitei em momento nenhum, (…) temos que levar ideias e artigos científicos”. Carlos  ainda acredita que eventos como estes são o ponto de partida para a melhoria na prestação de serviços na previdência social, pois “é possível aprender com as experiências de outros países e aplicar ao sistema nacional”.

O congresso foi dividido em três eixos temáticos, facilitando o desenvolvimento do debate sobre a melhoria na prestação de serviços públicos. O primeiro eixo tinha como foco o cidadão e visava acompanhar a modernidade no trabalho e o segundo abordou os serviços e a busca por uma boa organização interna institucional. Por último, mas não menos importante, a discussão sobre a gestão de pessoas que procuram se adequar às novas transformações no trabalho. 

Além da UCB e as frentes da Previdência Social, o CONGEPS teve como parceiros o Tribunal de Contas da União (TCU), a Fundação Nacional de Arte (Funarte) e a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) através de suas escolas de músicas. No caso, foram a mestre Martinha do Coco, Encantaria das Matas e Capivara Brass Band.

Imagem: Divulgação

Por Olfato – Agência Júnior de Jornalismo e Comunicação

Publicado por Lorenna Kuroda

Notícias Recentes

21 abril 2025
Nota de pesar pelo falecimento do Papa Francisco
16 abril 2025
Estudantes fazem visita técnica ao Outlet Premium Brasília
16 abril 2025
UCB recebe representantes da Embaixada do Uruguai
Skip to content