//
A Universidade Católica de Brasília (UCB) está com seu primeiro processo seletivo aberto para o Doutorado em Gerontologia. O curso é novo, único no DF e se soma aos dois exclusivos Programas de Doutorado da área oferecido no país, em São Paulo (UNICAMP) e no Rio Grande do Sul (PUC-RS).
“O doutorado vem para contribuir com a sociedade na formação de doutores qualificados para o desenvolvimento de atividades de docência e pesquisa na área da Gerontologia”, explica o professor Vicente Paulo Alves, coordenador do Programa de Pós-Graduação em Gerontologia da UCB. Segundo ele, o curso possui a área de concentração “Longevidade e Qualidade de Vida”, com linhas de pesquisa e projetos que dão sustentação ao desenvolvimento de teses e publicações, numa perspectiva crítica, visando contribuir com a produção de conhecimento, e com uma ação profissional e acadêmica comprometida com a melhor qualidade de vida e longevidade da população idosa, além de caracterizar cientificamente as mudanças que são típicas do processo de envelhecimento.
Por ser novo no Distrito Federal, prof. Vicente esclarece que o curso atenderá a qualificação de docentes na Região Centro-Oeste e os quase 200 mestres formados em gerontologia pelo programa da UCB. “No Programa de Pós-Graduação em Gerontologia da Universidade Católica há significativa proporção de pós-graduandos que vêm de outros estados para cursar o Mestrado, como Tocantins, Minas Gerais, Pará, Piauí, Mato Grosso e Bahia. O acompanhamento dos egressos do Mestrado em Gerontologia revela que o envolvimento destes, em grupos de pesquisa e no ensino, constitui uma das grandes contribuições do Mestrado em Gerontologia da UCB para o país, que pode ser potencializada, com a implementação do Doutorado, a abertura de novas oportunidades de atuação destes profissionais”, enfatiza.
Sobre o Doutorado em Gerontologia
O curso de Doutorado em Gerontologia da UCB visa formar e capacitar profissionais egressos da graduação, para que possam produzir conhecimentos na área, com intuito de melhorar a qualidade de vida e a longevidade da população idosa, além de caracterizar as mudanças que são típicas do processo de envelhecimento na área de concentração “Longevidade e Qualidade de Vida”. O curso possui duas linhas de pesquisa. A primeira, “Aspectos físicos, biológicos e epidemiológicos e tecnológicos do envelhecimento”, e a segunda linha, “Aspectos psicosocioculturais e artísticos do envelhecimento”.
O curso propõe formar profissionais com amplo conhecimento, capacidade criativa e empreendedora, demandados pelo mercado de trabalho, para atuação interdisciplinar junto ao grupo da população idosa. Além disso, despertar o senso crítico e propiciar o desenvolvimento do espírito de investigação científica, habilitando os estudantes a desenvolverem pesquisas de qualidade e utilizar o ensino teórico-prático para integrar os estudantes do Programa às atividades de graduação, com a finalidade de treinamento em docência universitária. Dessa forma, a Universidade contribui para a implantação da estratégia de ação da UCB na área de Gerontologia, incentivando a formação do Núcleo de Pesquisa do Envelhecimento. E, assim, como no mestrado, buscará ampliar a base de conhecimentos e a experiência profissional dos pós-graduandos, oferecendo intercâmbio técnico-científico com outras instituições, nacionais e internacionais.
Objetivos Específicos:
• Capacitar professores para o Ensino Superior, que tenham conhecimento interdisciplinar para atender a rede pública e particular,
• Formar recursos humanos, com senso crítico e capazes de formular, adaptar ou modificar, de forma dinâmica, a teoria e a construção constante de novos saberes em Gerontologia,
• Habilitar profissionais na prática complexa da interação com idosos e no entendimento amplo e interdimensional do fenômeno da velhice e do processo de envelhecimento,
• Produzir conhecimento, a partir dos resultados de pesquisas, que possam ser utilizadas para atender às demandas sociais da população idosa.
Saiba mais! Conheça o Programa de Mestrado e Doutorado em Gerontologia da UCB
O Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Gerontologia da UCB foi inicialmente implantado em nível de Mestrado no ano de 2003. O Programa foi integrando, de modo cada vez mais efetivo, em suas atividades de ensino e pesquisa, os seguintes aspectos:
• A proposta de desenvolvimento de um novo saber que leve em conta uma perspectiva interdisciplinar,
• O compromisso institucional da UCB com as demandas sociais da sua região,
• A conexão de ações e conhecimentos relacionados às dimensões físicas, biológicas, psicológicas, sociais e culturais do envelhecimento e do idoso.
A criação do Programa justificou-se por dados concretos, dentre os quais, o envelhecimento da população humana no século XXI, que, em termos mundiais e no âmbito da sociedade brasileira, vem sentindo a falta de profissionais especialmente habilitados para atuação junto ao segmento do idoso.
Serviços:
Processo Seletivo 1º semestre 2017 – Doutorado em Gerontologia UCB
Área de concentração: Longevidade e Qualidade de Vida
Vagas: 8
Taxa de inscrição: R$ 90,00 (noventa reais)
Data de inscrição: De 16/12/2016 a 29/01/2017 – Acesse Edital e Site de Inscrição
Endereço: Coordenação do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Gerontologia
SGAN 916, MÓDULO B, CAMPUS II, sala A-137, Asa Norte – Brasília –DF.
Telefone: 3448-7228
E-mail: gerontologia.mestrado@ucb.br
Página eletrônica: http://www.ucb.br/Cursos/123Gerontologia/