jun
Graduação

UCB inaugura polo de educação a distância em Joinville/SC

São mais de 40 cursos de graduação e 10 de pós-graduação ofertados pela UCB, considerada uma das melhores universidades do mundo

A Universidade Católica de Brasília (UCB) inaugura nesta segunda-feira (17), às 19h30, o primeiro Polo de Educação a Distância (EAD) na cidade de Joinville, em Santa Catarina. O Polo de Apoio Presencial funciona como suporte físico para os estudantes dos cursos de graduação e pós-graduação 100% online. A solenidade contou com a presença de autoridades locais e membros da universidade.

Em localização privilegiada da cidade, o Polo da Católica EAD em Joinville fica próximo de terminais de ônibus e outras conveniências. Com espaço para estudos, rede de internet Wi-Fi liberada, Espaço Talk (para reuniões e bate-papos), Espaço Criart (para criação de arte), a instituição possui uma lanchonete dentro da unidade. A acessibilidade também é garantida por meio de rampa para cadeirantes, elevador e nos banheiros.

Atualmente, a Católica EAD está presente em todas as cinco regiões do país e no exterior, em países como Portugal, Estados Unidos e Japão. A maioria dos cursos de graduação e pós-graduação possuem classificação máxima do Ministério da Educação (MEC). Em 2024, a UCB conquistou a 5ª colocação entre as melhores IES privadas do Brasil pelo ranking anual World University Rankings 2024, da consultoria britânica Times Higher Education (THE).  É a melhor Instituição de Ensino Superior privada do DF e do Centro-Oeste do país segundo o Índice Geral de Cursos (IGC) 2021, divulgado pelo Inep em 2023. O IGC é um dos principais indicadores nacionais de qualidade da educação superior.

Outro diferencial dos cursos à distância da CatólicaUniversidade é o ambiente virtual de aprendizagem proporcionado pela ferramenta D2L, da empresa canadense Brightspace, utilizada em grandes universidades do mundo. A plataforma, que armazena todo conteúdo em nuvem, evita problemas com queda de servidor ou dificuldades de acesso, garantindo que o estudante possa estudar de onde estiver e a qualquer momento do dia.

Formas de ingresso

Para se tornar um aluno da Católica EAD, o estudante pode prestar vestibular digital, usar a nota do Enem, pedir transferência externa ou entrar a partir da modalidade Segunda Graduação ou Segunda Licenciatura. Vale reforçar que o diploma EAD tem a mesma validade do diploma presencial. A inscrição é feita por meio do site www.ucb.br.

Cursos

A cada ano, o portfólio de cursos se renova, acompanhando o mercado e a necessidade dos alunos. Atualmente são mais de 40 cursos de graduação entre Bacharelados, Licenciaturas e Tecnólogos disponíveis na plataforma EAD. São eles: Administração, Administração (dupla titulação), Administração (tripla titulação), Análise e desenvolvimento de sistemas, Ciência da computação, Ciências contábeis, Ciências contábeis (dupla titulação), Ciências contábeis (tripla titulação), Ciências econômicas, Ciências econômicas (dupla titulação), Ciências econômicas (tripla titulação), Engenharia de software, Filosofia Bacharelado, Filosofia Licenciatura, Filosofia – segunda licenciatura, Filosofia – formação pedagógica, Gestão de Recursos Humanos, Gestão da Tecnologia da Informação, Gestão Financeira, Gestão Paroquial e de Projetos Sociais, Gestão Pública, Letras – inglês, Letras – inglês: formação pedagógica, Letras – inglês: segunda licenciatura, Letras – português, Letras – português: formação pedagógica, Letras – português: segunda licenciatura, Letras português/espanhol, Letras português/inglês, Logística, Marketing, Pedagogia, Pedagogia – formação pedagógica, Pedagogia: segunda licenciatura, Processos Gerenciais, Redes de Computadores, Segurança da Informação e Teologia.

Já na pós-graduação, estão disponíveis 10 cursos: Big Data para BA e BI, Direito Público Constitucional, Educação Disruptiva e Tecnologias Educacionais, Engenharia de Software, MBA em Gestão de Pessoas, Gestão de Projetos, Gestão Estratégica Corporativa, Governança de Tecnologia da Informação, MBA em Mercado de Capitais e Gestão Financeira, Psicopedagogia Clínica e Empresarial.

Publicado por Bárbara Fragoso