//
Superar seus próprios limites. Este foi o objetivo do UCB Games, evento realizado, no dia 18 de junho, das 14h às 18h, na pista de atletismo atrás do Bloco G, pelos estudantes da disciplina de Administração e Organização em Educação Física do período noturno, com o apoio do curso de Fisioterapia da Universidade Católica de Brasília (UCB). Aberto ao público, o circuito reuniu atividades de treino funcional e crossfit divididas em 10 estações com o desafio de cumprir as tarefas no menor tempo possível. O evento foi acompanhado por brigadistas da instituição e contou com o apoio de patrocinadores.
Na competição individual, cada atleta teve que cumprir tarefas, como corrida de 400 metros; 2 metros de bike estacionária; salto sobre o tronco (60 cm para homens e 40 cm para mulheres); agachamento; rastejo militar; tombamento de pneus (10 viradas); pular corda (100 saltos), zig-zag com exercício de agilidade e peso; meio sugado para coordenação, força e resistência; e corrida segurando cano de PVC com água. Cerca de 40 homens e mulheres foram avaliados em duas baterias, para medir a melhor marca, e a grande vencedora do circuito feminino foi Josélia Costa, com o tempo de 23:49 87”, e no individual masculino José Aparecido conquistou a marca de 20:46 42”.
O UCB Games foi uma competição de superação. Gustavo Ítalo, um dos organizadores e estudante do curso, explicou que a ideia do treino funcional e crossfit surgiu por uma demanda da turma. “Queríamos criar uma estrutura de circuitos porque muitos estudantes já atuam na área e optamos por esta opção devido à base técnica. O maior desafio foi completar o trajeto da melhor maneira e com o menor tempo. Por isso estabelecemos uma segunda bateria para tirar o melhor tempo no masculino e feminino. Não exigimos o máximo porque eles não são atletas profissionais, mas sim que cumpram o desafio”, disse.
Para a organizadora do evento e professora do curso de Educação, Mônica Vieira de Souza, esta atividade vai além de uma avaliação prática para os estudantes, mas representa a oportunidade de estimular o conhecimento teórico e o espírito empreendedor. “Os estudantes participaram de todo o processo de planejamento do evento, desde a ideia até a realização. Todos os níveis de planejamento são estimulados e acompanhados durante o semestre em sala de aula”, destacou.
A iniciativa recebeu a colaboração dos estudantes do curso de Fisioterapia, que prestaram atendimento de alongamento, antes do treino, e de relaxamento, após os exercícios. Gabriel Matos dos Santos, 7º semestre, avaliou que se trata de uma experiência nova. “É a primeira vez que atendo atletas do esporte e por não ter conhecimento prático, estou realizando esse estágio. Quando eles terminam a atividade física, nosso trabalho é relaxar a musculatura deles e tirar os pontos de tensão que apresentam”, frisou.
Segundo a coordenadora do curso de Fisioterapia, Yomara Lima Mota, a ideia foi trabalhar a prevenção de lesões. “Após as atividades, eles vão sair com muita dor ou muita tensão muscular e podem sofrer uma lesão. Por isso vamos alongar os atletas para relaxar a musculatura utilizada nas etapas e ensinar os principais cuidados. É importante aliar a fisioterapia às diferentes áreas de conhecimento, como é o caso da Educação Física”.
Feminino
1ª – Josélia Costa – 23:49 87”
2ª – Bárbara Tenório – 25:25 48"
3ª – Rosilaine Costa – 25:29 97"
Masculino
1º – José Aparecido – 20:46 42"
2º – Reinaldo Ramires – 21:39 55"
3º – Kide Mendes – 21:60 92"