//
Para proporcionar momentos de interlocução, reflexão e troca de experiências, representando as reivindicações de cidadania e participação plena em igualdade de condições, a Universidade Católica de Brasília (UCB), por meio do Serviço de Orientação Inclusiva (SOI) e do Serviço de Orientação e Acompanhamento Psicopedagógico (SOAPPe), realizou no dia 21 de setembro, um evento em comemoração ao Dia da Luta da Pessoa com Deficiência.
Com uma programação diversificada, o evento contou com a mesa de debate “A inclusão da pessoa com deficiência no ensino superior”, oficinas inclusivas (Sinais específicos para área da saúde), cine-debate (curtas na área do autismo) e workshop da banda Surdodum. “A Universidade Católica sempre busca proporcionar momentos como esse para estudantes, colaboradores e público externo, com o objetivo de colaborar com a desmistificação da inclusão das pessoas com deficiência no ambiente acadêmico”, destacou a coordenadora do SOI/SOAPPe, Ellen Gonçalves.
A professora de Libras da UCB Valícia Ferreira Gomes, e o professor da Educação Física Élvio Boato, ambos com pesquisas na área da inclusão da pessoa com deficiência no ensino superior, foram responsáveis pela discussão em torno da temática. Presente como mediadora no evento, a professora do curso de Psicologia Daniele Souza da Silva buscou problematizar durante a mesa de debate as questões do campo do universitário com deficiência.
“A pessoa com deficiência vem conquistando avanços na nossa sociedade. A participação efetiva e a importância disso para a formação dos nossos estudantes é fazer com que eles sejam capazes de compreender e lidar com as diferenças, independente de quais sejam. É essencial formarmos profissionais que tenham esse olhar, pois fará toda diferença na sua atuação e na vida dos deficientes”.
Dia Nacional da Luta da Pessoa com Deficiência
Instituído pelo movimento social em Encontro Nacional, em 1982, com todas as entidades nacionais, o Dia Nacional da Luta das Pessoas Deficientes é comemorado no dia 21 de setembro. Os direitos dos deficientes estão garantidos na Constituição Federal de 1988, e a data foi oficializada por meio da Lei Federal nº 11.133, de 14 de julho de 2005.
De acordo com dados do IBGE, 14,5% da população brasileira tem algum tipo de deficiência.