Congresso

UCB é palco da 11ª edição do CLABES

A Universidade Católica de Brasília (UCB), durante o mês de novembro, sediou o 11ª Congresso Latinoamericano sobre o Abandono da Educação Superior (CLABES). O encontro entre docentes e alunos tinha como objetivo debater a respeito da qualidade de ensino e a necessidade de trabalhar com a inclusão dentro das universidades. Nesse caso, o CLABES levantou possibilidades para que a evasão dos alunos fosse reduzida a partir de iniciativas que instigassem o interesse do estudante.

Um exemplo dessas práticas é o projeto da professora da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), Nozangela Maria Rolim Dantas, que trabalhou com a inclusão por meio de ações que favorecem a permanência de alunos na educação superior no sertão nordestino. Segundo Nozangela, o trabalho partiu da iniciativa de incluir um aluno surdo na universidade em que leciona. Nozangela visa, por meio de suas pesquisas, promover atividades e campanhas que acompanhem o aprendizado como a monitoria inclusiva.

O Congresso começou a ser planejado em 2019, com o auxílio da docente e pesquisadora do programa de pós-graduação em educação, Pricila Kohls Santos. Devido à pandemia, as edições anteriores precisaram ser virtuais, mas esse ano a UCB estendeu o convite para presidir a cerimônia. Em relação à temática do Congresso, o professor Renato Oliveira Brito reforçou que a evasão profissional na área de educação também é uma questão a se considerar.

Além disso, as rodas de conversa levantaram a importância de se desenvolver um laço entre professores e estudantes, estendendo-o até o ensino superior. Foi o exemplo discutido pela professora Adriana Justin com o projeto Pré-Grade. De acordo com Adriana Justin,  o Pré-Grade tem o intuito de fazer os alunos do ensino médio se sentirem próximos ao sistema do ensino superior por meio de atividades extracurriculares como passeios, palestras, entre outros casos.

Por Olfato – Agência Júnior de Jornalismo e Comunicação: Glenielle Alves

Publicado por Lorenna Kuroda