4 mil profissionais do Sistema Único de Saúde (SUS), de 40 regiões de todo o país, serão capacitados no Projeto Gestão da Clínica no SUS, realizado por meio da parceria entre o Hospital Sírio-Libanês e o Ministério da Saúde. O programa é conduzido pelo Instituto Sírio-Libanês de Ensino e Pesquisa e nesta edição contará com o apoio de Instituições de Ensino Superior e Conselhos de Saúde. A Universidade Católica de Brasília é uma das apoiadoras deste projeto e oferece sua estrutura para a realização de três cursos de especialização para os profissionais do Distrito Federal e Entorno Sul (GO).
A solenidade de abertura do programa ocorreu no dia 2 de abril, por videoconferência, do Instituto Sírio-Libanês de Ensino e Pesquisa (IEP/HSL), simultaneamente, para todas as regiões integrantes do projeto. Houve a participação do Ministro da Saúde, Arthur Chioro, e demais autoridades do Hospital Sírio-Libanês. Na UCB, além da videoconferência, o segundo momento foi conduzido por Elizete Vieira de Barros, Gestora de Aprendizagem IEP/HSL; tendo como convidados a Diretora da Escola de Medicina da UCB, profª. Dª. Fábia Lassance e representantes da Secretaria da Saúde do DF e Entorno.
A Dr. Fábia Lassance representando o Reitor da UCB, prof. Dr. Afonso Galvão, deu as boas vindas aos profissionais beneficiados no projeto e falou da importância dessa parceria. “Sejam bem-vindos a esta casa. A Universidade Católica tem grande honra em participar deste projeto junto ao Ministério da Saúde e Instituto Sírio Libanês. A proposta metodológica do curso vislumbra uma educação inovadora e transformadora e nós estamos muito interessados nesse novo momento da educação” afirmou.
Apoio à Formação Médica
Com a parceria, o Instituto Sírio Libanês ofereceu o Curso CMIRA, gratuitamente, a um grupo de 50 estudantes de medicina da UCB. O processo seletivo foi destinado aos estudantes do 7º ao 10º semestre, com índice vida igual ou maior que 8.0.
O Curso teve início no dia 7 de abril, possui 128 horas de aula e acontece todas as segundas-feiras. Nele, os estudantes fazem uso de metodologias ativas de aprendizagem baseada em equipes (Team Based Learning – TBL) e participam de discussão de Casos Clínicos Integrados por videoconferência.
Os 50 estudantes concluintes do CMIRA terão certificação internacional (Certificação IFOM) e possibilidade de estágio em universidades e hospitais parceiros.