Foto: Patricy Albuquerque
Acadêmico

UCB é a melhor universidade particular do Centro-Oeste

A colocação tem como referência dados do IGC 2021, que avaliou 2012 instituições de ensino superior públicas e particulares

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) divulgou o Índice Geral de Cursos (IGC) 2021, um dos principais indicadores nacionais de qualidade da educação superior. A Universidade Católica de Brasília (UCB) conquistou novamente IGC 4 e permanece liderando o ranking entre as instituições de ensino superior privadas do DF e do Centro-Oeste do país.

“Para mantermos esse resultado, a UCB continua investindo em um ensino de qualidade com foco na pesquisa, internacionalização e extensão. A formação de excelência dos nossos docentes valida esse resultado”, comenta a reitora interina da UCB, Adriana Pelizzari.

O cálculo do IGC é realizado anualmente e leva em consideração a média do Conceito Preliminar do Curso (CPC) dos últimos três anos e a avaliação dos cursos de pós-graduação de cada instituição de ensino superior. Dessa forma, o resultado divulgado compreende a análise de cada curso de graduação da instituição entre 2019 e 2021. O Índice varia de 1 a 5 e as instituições com notas 4 e 5 são consideradas de excelência.

Classificação por curso

Na UCB, o curso de Bacharelado em Educação Física alcançou a nota 5, a maia alta do CPC, certificando sua excelência em todos os aspectos analisados. O Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação Física, que contempla Mestrado e Doutorado, já formou centenas de mestres e doutores nos últimos 20 anos, consolidando-se como um dos melhores e mais conceituados Programas Stricto Sensu do Brasil.

Todos os cursos avaliados com nota 4 são considerados de alta qualidade educacional. São eles, da graduação presencial: Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas; Rede de Computadores; Gestão da Tecnologia da Informação; Ciência da Computação; Ciências Biológicas; Design Visual; Educação Física; Filosofia; Filosofia a Distância; Letras – Português; Letras com Habilitação em Inglês e Literaturas em Língua Inglesa; Pedagogia; e Química.

A UCB também lidera o ranking dos cursos de Educação à Distância de Tecnologia, com CPC 4 no curso de Gestão da Tecnologia da Informação.

Publicado por Samuel Siqueira