//
A Universidade Católica de Brasília está com inscrições abertas para pessoas idosas participarem de uma pesquisa que tem como foco verificar como o uso da tecnologia pode contribuir para melhora do desempenho físico e ampliação da independência funcional de idosos.
Os benefícios de fazer parte do estudo é que os voluntários poderão aprender um “programa de exercício que visa melhorar a função, a força e a mobilidade”, explica a professora Karla Vilaça, do Programa de Pós-graduação em Gerontologia da UCB.
Os voluntários passarão por uma avaliação prévia e depois serão orientados a realizar uma série de atividades em casa. Alguns participantes serão supervisionados pelos pesquisadores por meio de encontros virtuais agendados. Outros, farão os exercícios em casa seguindo o programa sem a supervisão. Depois de 12 semanas, todos serão reavaliados e a comparação dos resultados indicará qual grupo teve maior rendimento na rotina de treinos.
Podem participar homens e mulheres com mais de 60 anos, vacinados contra a COVID-19 (com esquema vacinal completo), que tenham smartphone, com capacidade visual, auditiva e motora para manusear o aparelho e que não pratiquem exercício físico de forma regular há três meses.
Estão disponíveis 20 vagas. As inscrições podem ser feitas por meio do formulário ou pelo telefone (61) 9999-1373. O período de avaliação vai de fevereiro a maio deste ano.