Fotos: Adson Boaventura

UCB celebra o Dia do Enfermeiro

Minicursos, palestra e oficina fazem parte da 80ª Semana Brasileira da Enfermagem

A Universidade Católica de Brasília (UCB) realizou nesta terça-feira (14) um evento em comemoração ao Dia do Enfermeiro e ao Técnico de Enfermagem. Minicursos, palestras, oficina e mesa-redonda marcaram as atividades da 80ª Semana Brasileira da Enfermagem, que tem como tema central “Os desafios da Enfermagem para uma prática com equidade”.

A abertura do evento no Auditório do Bloco M foi conduzida pelas professoras da UCB Daniella Pedrosa, coordenadora do curso de graduação em Enfermagem, e Renata Santos, coordenadora do curso técnico de Enfermagem. Também participou da cerimônia o conselheiro do Coren-DF, Ricardo Cristiano da Silva.

Foto: Adson Boaventura

O conselheiro falou sobre a formação profissional dos profissionais de enfermagem. “Precisamos oferecer uma formação de excelência para nossos profissionais, e a Católica é uma Instituição que valoriza essa formação. A escolha do curso e da instituição é extremamente importante. Aproveitem a formação de vocês”, disse.

Na sequência, o deputado distrital Jorge Vianna (Podemos) ministrou uma palestra sobre a evolução da enfermagem. O parlamentar é enfermeiro e membro da Bancada da Saúde na Câmara Legislativa do Distrito Federal. “A enfermagem não é apenas uma profissão, é um estilo de vida. Uma profissão muito seleta, quem não tem aptidão acaba saindo ainda durante a formação”, destacou.

O deputado também ressaltou a importância do fortalecimento da categoria. “Se não começarmos a discutir isso agora, teremos problemas no futuro. E vocês são o futuro. Estamos evoluindo de forma técnica e científica, mas também precisamos evoluir no fortalecimento da categoria”, destacou Vianna.

Foto: Adson Boaventura

Mais cedo, o minicurso “Humanização do atendimento: Uso de libras na assistência de enfermagem” e uma oficina de palhaçaria em hospitais deram início às atividades do dia. No período da tarde, foi ministrado o minicurso “Aplicabilidade da laserterapia no tratamento de feridas” e realizada uma simulação realística de administração segura de medicamentos. À noite, uma mesa-redonda debateu o tema “Equidade nos ciclos da vida”.

Sobre a data

O Dia do Enfermeiro é comemorado em 12 de maio, data escolhida por ser o dia de nascimento da precursora da profissão, Florence Nightingale. A enfermeira britânica ficou famosa por ser pioneira no tratamento a feridos de guerra, e precursora na utilização do modelo biomédico, baseando-se na medicina praticada pelos médicos.

A coordenadora do curso de graduação em Enfermagem da UCB destacou a importância da data e do trabalho dos enfermeiros. “A enfermagem é a profissão que cuida da pessoa, e não da doença. O enfermeiro se preocupa verdadeiramente com o paciente, que presta atenção às suas necessidades, que ouve, que acolhe e que busca o bem-estar do ser humano. Para valorizar esse profissional tão importante para a vida das pessoas, foi criado o Dia Mundial do Enfermeiro. Nesse dia, nos voltamos para atividades ligadas ao ensino, pesquisa e qualificação profissional. É um momento de reflexão e aprendizado para a enfermagem”, explicou Daniella.

Por Adson Boaventura

Publicado por Universidade Católica de Brasília