//
2016
dez
09

UBEC se despede de Dom Lelis Lara

Faleceu, aos 90 anos, na noite de quinta-feira, 8 de dezembro, o bispo emérito da diocese de Itabira-Coronel Fabriciano (MG), dom Lelis Lara. Dom Lara foi membro da Diretoria da União Brasileira de Educação e Cultura (UBEC), mantenedora da Universidade Católica de Brasília (UCB), do Centro Educacional Católica de Brasília (CECB), Centro Educacional Católica do Leste de Minas Gerais (CECMG), Centro Universitário do Leste de Minas Gerais (UNILESTE), Colégio Padre de Man (CPM), Faculdade Católica do Tocantins (FACTO) e Faculdade Marista de Recife.

Dom Lelis foi nomeado Diretor-Segundo Secretário da UBEC, em junho de 2005, com a criação da nova mantida, o Centro Universitário de Leste de Minas Gerais – Unileste, onde atuou até 2012. Segundo o Departamento de Comunicação da diocese de Itabira-Cel. Fabriciano (MG), O bispo estava internado no hospital metropolitano da Unimed, da cidade, desde o dia 29 de novembro para tratar uma pneumonia e faleceu por volta das 22h30, de 8 de dezembro. O velório aconteceu na Co-catedral em Coronel Fabriciano, às 11h da manhã, desta sexta-feira, dia 9, e às 19h haverá celebração da Santa Missa de corpo presente. O sepultamento está previsto para domingo, dia 11, às 10h, após a missa.

História

Dom Lélis Lara, nasceu em Divinópolis – MG, em 19 de dezembro de 1925, filho de Joaquim Martins Lara e Maria José Lara. Cursou o 1º grau (1934-1937), em Divinópolis, e no dia 02 de março de 1938, ingressou no Seminário da Congregação Redentorista em Congonhas-MG, onde cursou o 2º grau (1938-1944) e se preparou para a vida religiosa.

Após o 2º grau em 1945, transferiu-se para Juiz de Fora-MG, no Seminário da Floresta, onde realizou a Profissão Religiosa em 2 de fevereiro de 1946 e, deu prosseguimento aos estudos, graduando em Filosofia e Teologia (1946-1951). A 28 de janeiro de 1951 foi ordenado Diácono. Ao término dos estudos, foi ordenado Padre, em Juiz de Fora, em 02 de fevereiro de 1951. Celebrou a 1ª Missa solene a 13 de maio de 1951 em sua terra natal.

Foi professor em Gongonhas-MG de 1952 a 1954. Em 1954, Dom Lara viajou para Roma para estudar na Pontifícia Universidade Gregoriana e Angelicum, onde concluiu estudos de Nível Superior em Direito Canônico, Espiritualidade e Música. Doutorou-se em Direito Canônico, no ano de 1958. Nesse período escreveu sua Tese de Láurea: “De Requisitis in subiecto ordinationis ab Ecclesiae Exordiis Usque ad Conc. Nicaenum”.

De volta ao Brasil, em 1958, passou um ano em Missões e em 1959, Dom Lara assumiu a Cátedra de Direito Canônico, Liturgia e Espiritualidade no Seminário Maior Redentorista de Juiz de Fora, onde foi diretor espiritual e reitor do Seminário, permanecendo até 1970.

Em 1971, Dom Lara recebeu nova missão: unir-se à Comunidade Redentorista de Coronel Fabriciano-MG. A 19 de março de 1974 foi nomeado Vigário Episcopal do Vicariato III, integrando à equipe de coordenação pastoral diocesana. Começou uma nova vida pastoral, com novas missões.

Até 1976 foi Vigário Episcopal e Pároco da Paróquia São Sebastião de Coronel Fabriciano. Nesse período, lecionou no colégio Imaculada (dos Redentoristas), e, posteriormente, no Seminário de Mariana e Seminário Diocesano.

No dia 06 de dezembro de 1976, foi nomeado Bispo Auxiliar da Diocese de Itabira-Coronel Fabriciano pelo Papa Paulo VI. No dia 02 de fevereiro de 1977, em Coronel Fabriciano, foi sagrado pelo Bispo Diocesano Dom Mário Teixeira Gurgel. Tendo como lema “Caritas omnia credit”(A caridade tudo crê – 1Cor. 13,7) .

Na sua caminhada como Bispo Auxiliar de Itabira-Coronel Fabriciano, Dom Lara permaneceu a serviço de toda a Diocese, não se eximindo das funções anteriormente assumidas, além da sua ativa participação nas questões mais prementes e conflitantes da Região do Vale do Aço, agindo sempre em favor dos direitos humanos. Participou dos programas na TV Universitária de Coronel Fabriciano e na Rádio Educadora de Coronel Fabriciano, Rádio Milícia da Imaculada de São Paulo. Também teve participação nos programas da TV Cultura, em Itabira.

Em 30 de março de 2003, pela sua renúncia, passou o báculo para Dom Odilon Guimarães Moreira, seu sucessor – 4º Bispo da Diocese de Itabira-Cel. Fabriciano.

Foi assessor Jurídico da CNBB e segundo vice-presidente da UBEC, Universidade Brasiliense de Educação e Comunicação, que mantém cursos da UNILESTE – Centro Universitário do Leste de Minas Gerais. Em trabalhos desenvolvidos ligados à área de educação, na Diocese e em Brasília-DF, Dom Lara atendeu àqueles que o procuraram, celebrava nas diversas paróquias da Diocese, representava o bispo em algumas ocasiões, contribuiu na formação das lideranças pastorais, assessorava encontros, retiros fora da Diocese e ainda dedicava parte do tempo a escrever artigos e estudar música.

Dom Lelis Lara
19/12/1925
08/12/2016

Fátima Layane com informações da Cúria Diocesana de Itabira e o Departamento de Comunicação da diocese de Itabira-Cel. Fabriciano

Publicado por Tiago Mendes
Skip to content