Entre os dias 28 e 29 de agosto, o professor Alexandre Miranda, da graduação em Odontologia e da pós-graduação em Gerontologia, apresentou os dados parciais da pesquisa “Manifestaciones orales tras la quimioterapia y calidad de vida: evidencia de un estudio clínico con pacientes oncológicos”, coordenada por ele, no Seminário Internacional de Odontología Oncológica – Supportive care in Dentistry: Bridging Research and Practice, realizado na Universidad de los Andes, em Santiago no Chile. O trabalho foi premiado em 2º lugar na categoria pesquisa científica.
A pesquisa tem participação de alunos de iniciação científica do curso de Odontologia e de alunos de mestrado e doutorado em gerontologia da UCB, com apoio da FAPDF e co-participação do Hospital Sírio-Libanês, Brasília. “Foi uma grande alegria recebermos esse reconhecimento internacional da nossa pesquisa e de todo o trabalho que estamos realizando em equipe”, conta Alexandre.
O Professor esteve, também, no dia 27, na Universidad Finis Terrae, em Santiago, no Chile, como professor internacional convidado. Ele ministrou ama aula aos alunos do último ano de graduação em Odontologia, com a temática “Práticas Clínicas Integradas para Pacientes Especiais em Odontologia”. A ênfase ficou nas experiências no ensino, técnica e científica na assistência odontológica a pessoas com deficiência e grupos especiais, realizadas há 15 anos no curso de Odontologia da UCB. “Tive a possibilidade de fazer uma visita técnica a alguns setores do curso de Odontologia e dessa linda universidade chilena, além de contatos com o setor de internacionalização para possíveis parcerias internacionais entre as instituições”, relata o professor.