dez
Acadêmico

Cursos de TI ofertam disciplina prática em grandes empresas

Novidade visa transformar o ensino de tecnologia ao conectar mercado, instituições de ensino, empresas de tecnologia e profissionais de TI ao ecossistema de inovação

A partir de 2024, os cursos de Análise e Desenvolvimento de Sistemas e Ciência da Computação da Universidade Católica de Brasília (UCB) ganham uma nova matriz curricular, passando a ofertar a disciplina de Residência Tecnológica. A novidade foi possível graças à parceria firmada em setembro com o Porto Digital, maior parque tecnológico urbano da América Latina. Neste modelo de ensino, os estudantes participam de projetos dentro de empresas conveniadas à Católica, trazendo para a grade curricular as demandas reais do mercado e da sociedade.

“O grande diferencial a partir desse momento é que nossos alunos estarão envolvidos em projetos reais nas empresas, durante o processo de formação, criando oportunidades de trabalho e colocando o conhecimento em prática. Nenhuma outra instituição em Brasília oferece essa disciplina em sua grade de ensino”, explica Gislane Pereira Santana, professor da nova disciplina na UCB.

A Universidade prevê também a construção de espaços de coworking, onde os empresários poderão se reunir com os alunos e professores para o desenvolvimento de soluções computacionais. Serão beneficiados estudantes dos câmpus em Taguatinga e Ceilândia.

Maior da América Latina

O Porto Digital é hoje o maior e mais relevante parque tecnológico aberto e urbano da América Latina, composto por mais de 460 empresas, organizações de fomento e órgãos de Governo e mais de 17 mil profissionais e empreendedores.

Processo seletivo

Para os interessados nos cursos de TI que desejam participar dessa nova forma de ensino, o processo seletivo para o primeiro semestre de 2024 está com inscrições abertas e gratuitas. É possível se inscrever no Vestibular Digital ou aplicar a nota do Enem. O prazo vai até 26 de março de 2024. Acesse o edital completo no site ucb.catolica.edu.br.

Publicado por Lorenna Kuroda