//
2017
out
04
Geral

Teoria e prática nos estágios supervisionados

Para promover uma discussão acerca da importância dos estágios supervisionados para a formação dos professores nos cursos de licenciatura, o curso de Pedagogia e o Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Católica de Brasília (UCB), em parceria com a UNESCO, realizaram nos dias 2 e 3 de outubro, o evento “Teoria e prática nos estágios supervisionados”.

O encontro contou com a presença da professora Bernadete Gatti, que foi homenageada pela contribuição para a educação brasileira no plano teórico, na melhoria das políticas públicas e por anos de dedicação à melhoria do ensino e da formação de professores. “É uma grande satisfação estarmos aqui neste momento, trazendo a professora Bernadete, um ícone da nossa área enquanto pedagogos e educadores, trabalhando essa questão de revermos nossas práticas pedagógicas. Temos a certeza que estamos todos aqui com foco em sermos transformadores, por meio de processos de aprendizagem que privilegiam a troca de experiências”, destacou a diretora da Escola de Educação, Tecnologia e Comunicação, professora Anelise Pereira Shiler.

De acordo com a coordenadora do curso de Pedagogia, professora Carla Cristie de Franca Silva, a prática é fundamental, não somente durante o estágio supervisionado que acontece próximo ao final do curso, mas sim, desde os primeiros passos na graduação. “O curso de Pedagogia tem uma parceria com escolas públicas, em que o aluno já entra em contato com a prática a partir do 2º semestre. Ao encarar uma sala de aula, eles conseguem se organizar melhor, planejar e fazer uma imersão profunda, devido às habilidades que desenvolvem aliando a teoria e a prática”.

Fizeram parte da mesa de abertura a diretora da Escola de Educação, Tecnologia e Comunicação da UCB, professora Anelise Pereira Shiler, a coordenadora do curso de Pedagogia, professora Carla Cristie de Franca Silva e o professor do Programa de Pós-Graduação em Educação, professor Celio da Cunha.

Sobre a palestrante

A professora Bernadete Gatti possui graduação em Pedagogia pela Universidade de São Paulo, Doutorado em Psicologia pela Universite de Paris VII e Pós-Doutorados na Université de Montréal e na Pennsylvania State University. É docente aposentada da USP e foi professora do Programa de Pós-Graduação em Educação: Psicologia da Educação da PUC-SP. Simultaneamente foi pesquisadora sênior na Fundação Carlos Chagas, exercendo os cargos de coordenadora do Departamento de Pesquisas Educacionais e de superintendente de educação e pesquisa.

Foi membro e presidiu o Comitê Científico – Educação do CNPq e foi coordenadora da área de Educação da CAPES. Atuou como consultora da UNESCO e de outros organismos nacionais e internacionais. Em 2014 assumiu como diretora vice-presidente da Fundação Carlos Chagas, orientando e respondendo pelas ações do setor de Pesquisa e Educação. Participa de comitês científicos de várias revistas nacionais e internacionais. É membro titular da Academia Paulista de Educação (Cadeira nº 27). Suas Áreas de Pesquisa são: Formação de Professores, Avaliação Educacional e Metodologias da Investigação Científica. Em 2016 foi eleita presidente do Conselho Estadual de Educação de São Paulo.

 

Publicado por Tiago Mendes

Notícias Recentes

24 abril 2025
UCB sediará evento de comitê criado no Vaticano
21 abril 2025
Nota de pesar pelo falecimento do Papa Francisco
16 abril 2025
Estudantes fazem visita técnica ao Outlet Premium Brasília
Skip to content