//
2010
ago
03

Simpósio: Mídia e Democracia são temas de debate

O intuito do evento foi proporcionar, dentro da Universidade, um espaço para discussão e reflexão de temas atuais e relevantes como mídia, eleições, legislação, importância democrática da internet, entre outros. E, para iniciar o debate, o prof. Daniel Seidel mediou os discursos do prof. Msc. Melillo Dinis (diretor do curso de Direito da UCB) e do prof. Dr. Venício de Lima (jornalista e sociólogo).

Melillo falou sobre a percepção da mídia como possibilidade e não como veracidade. “Muitas vezes é a opinião publicada ao invés de opinião pública”, afirma. Segundo ele é preciso construir alternativas a essa situação e citou a frase da teórica alemã Hanna Arendt: “palavra é poder”, para dizer que “se não aprofundarmos o debate agora será difícil no futuro aliar mídia e democracia”.

Em seu pronunciamento, Venício refletiu sobre as diferenças entre liberdade de imprensa e liberdade de expressão. Essas expressões têm sido utilizadas como sinônimos, principalmente pelos meios de comunicação de massa. Defende-se o direito de informar qualquer coisa como se esse assegurasse o direito à liberdade de expressão da sociedade como um todo. Mas, segundo ele, mesmo no marco do pensamento liberal essa tese não se sustenta. “A minha ou a sua liberdade de expressão pode ser considerada igual à liberdade de imprensa de um grande grupo empresarial de mídia? Essa diferença realmente existe?”, questionou. Venício citou como exemplo o monopólio do grupo Franco e Alves Amorim na imprensa de Sergipe, Estado que a família domina politicamente há vários anos.

Estudantes de Direito, Comunicação Social, Pedagogia, entre outros cursos, estimularam o debate enviando perguntas aos palestrantes na terceira parte do Simpósio. O evento foi realizado pela UCB Virtual em parceria com a Comissão Brasileira de Justiça e Paz, com o apoio do Sindicato dos Jornalistas do DF.
Após o Simpósio, no hall do auditório, foi lançado o livro Liberdade de expressão x Liberdade de imprensa do sociólogo e doutor em Comunicação Venício A. de Lima.
 

Publicado por Tiago Mendes
Skip to content