Setembro Amarelo: todos juntos para vencer o suicídio

O Setembro Amarelo é um movimento de conscientização sobre a prevenção do suicídio que ganhou destaque mundial. Ao longo deste mês, diversas ações são realizadas para promover o diálogo aberto, combater o estigma e oferecer apoio às pessoas que enfrentam problemas emocionais e psicológicos.

A campanha surgiu em 2015, no Brasil, por iniciativa do Centro de Valorização da Vida (CVV), do Conselho Federal de Medicina (CFM) e da Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP). A escolha do mês de setembro se deu por ser um período em que o número de suicídios aumenta consideravelmente, levando em conta fatores como o início da primavera no Hemisfério Sul e o retorno às atividades escolares e profissionais, o que pode agravar o estresse e a ansiedade.

A cor amarela foi escolhida para representar o movimento devido à sua associação com a luz, a esperança e a positividade, valores que a campanha busca transmitir. Durante o Setembro Amarelo, eventos, palestras, debates e campanhas de conscientização são organizados para enfatizar a importância de falar abertamente sobre saúde mental e oferecer ajuda a quem precisa.

Um dos principais objetivos do Setembro Amarelo é desmistificar o tema do suicídio e encorajar as pessoas a buscarem ajuda quando estão passando por dificuldades emocionais. Muitas vezes, a vergonha e o estigma associados aos problemas mentais impedem que as pessoas compartilhem seus sentimentos e busquem o suporte necessário. A campanha visa quebrar essas barreiras, promovendo um ambiente em que as pessoas se sintam à vontade para conversar sobre suas emoções e pensamentos.

Além disso, o Setembro Amarelo reforça a importância de estarmos atentos aos sinais de alerta em amigos e familiares. Mudanças no comportamento, isolamento social, expressões de desesperança e tristeza constante são alguns dos indícios de que alguém pode estar passando por um momento difícil. Oferecer apoio, ouvir sem julgamentos e incentivar a busca por ajuda profissional são atitudes fundamentais.

Como forma de contribuir para a causa, a União Brasileira de Educação Católica (UBEC), mantenedora da UCB, produziu quatro episódios do podcast Diálogos de Pastoralidade. Confira:

#5 – Setembro Amarelo. Você não está sozinh@! Convidado: André Trigueiro, jornalista e autor do livro “Viver é a melhor opção – a prevenção do suicídio no Brasil e no mundo”.

#6 – Setembro Amarelo. Você não está sozinh@! Convidada: Adriana Rizzo, voluntária do Centro de Valorização da Vida – CVV.

#13 – Sejamos Sóis, façamos florescer vida! Convidada: Gabriela Mora, oficial de desenvolvimento e participação de adolescentes no Unicef Brasil e doutoranda em ciências sociais.

#14 – Sejamos Sóis, façamos florescer vida! Convidada: Mariana Ros, psicóloga e licenciada em psicologia e em música, é colaboradora do Instituto Vita Alere.

Publicado por Samuel Siqueira