//
Às 9h começou o evento com uma mesa redonda composta pelo Prof. Dr. Célio da Cunha, Profª Dra. Izabel Petraglia, Profª Dra. Vera Catalão e Profª Dra. Rosamaria de Medeiros Arnt e coordenada pela Profª Dra. Maria Cândida. O objetivo foi discutir sobre os Sete Saberes explanados por Morin: educar para as cegueiras do conhecimento, os princípios do conhecimento pertinente, a condição humana, a identidade terrena, enfrentar as incertezas, a compreensão e a ética do gênero humano.
Em sua fala, Vera Catalão enfatizou o fato de que hoje devemos lutar por uma educação que seja diferente da nossa, além de que “precisamos trabalhar a ideia de que o nosso futuro é comum e que o conhecimento não se produz somente no meio acadêmico”. A palestrante ainda acrescentou outro saber a lista de Edgar: Educar para a simplicidade.
Os palestrantes falaram ainda que os Sete Saberes são uma provocação para que olhemos o mundo de uma outra forma. A Dra. Rosamaria Arnt enfatizou o fato de que devemos olhar além do que podemos e dar a devida atenção aos estudantes para entendê-los. De acordo com Arnt, “Ninguém ensina melhor do que o próprio aluno, qual a melhor estratégia para lhe dar com ele”.
O evento aconteceu durante todo o dia com mesas redondas, círculos de diálogos e debates. Os objetivos foram refletir sobre os Saberes e divulgar a Conferência Internacional sobre os Sete Saberes, que acontecerá em Fortaleza (CE), em setembro deste ano.