fev
Semipresencial

Semipresencial UCB: flexibilidade com prática

A graduação semipresencial da Universidade Católica de Brasília é um modelo voltado para estudantes não têm tempo para estudar presencialmente todos os dias, mas não se adaptam à formação 100% a distância. As aulas teóricas são mediadas por um moderno ambiente virtual de aprendizagem (AVA), enquanto as práticas são realizadas nos laboratórios e outros espaços físicos da Católica, a cada 15 dias.

Pelo AVA, os alunos têm acesso a conteúdos originais e atualizados. Todo o percurso é acompanhado por professores tutores e suporte ininterrupto da equipe de apoio acadêmico. Há também uma biblioteca virtual com mais de 11 mil títulos à disposição para consulta, além de videoaulas e e-books gratuitos para download.

Quinzenalmente — aos sábados em período integral ou dividido em dois dias durante a semana — as aulas práticas são ministradas no campus de Taguatinga pelos mesmos professores que atuam no ensino presencial, no mestrado e no doutorado. É o momento em que os alunos fazem uso de uma infraestrutura única no Distrito Federal. Os laboratórios contam com equipamentos avançados e equipe técnica altamente capacitada. Há ainda as salas inovativas, com diversos recursos tecnológicos e ambientes que favorecem a troca de experiências e aprendizado coletivo.

Além do ensino, a UCB dá oportunidade aos estudantes de atuarem em projetos de pesquisa e extensão. Os projetos de iniciação científica possibilitam que os graduandos aprofundem o conhecimento teórico e contribuam para o desenvolvimento de projetos importantes de inovação científica. Já a extensão, é uma atividade na qual os alunos praticam o que aprendem por meio do atendimento às comunidades no entorno do campus.

Além dos cursos já oferecidos (Biomedicina, Educação Física (bacharelado e licenciatura), Farmácia, Fisioterapia e Nutrição), para 2023, a UCB está ofertando novos cursos:

Engenharia Ambiental e Sanitária:

O curso bacharel em engenharia ambiental tem como objetivo formar profissionais capazes de desenvolver atividades voltadas preservação dos recursos naturais focando na preservação do meio ambiente, como gerenciamento de tratamento de esgoto, distribuição de água, destinação de resíduos, desenvolvimento de tecnologias para prevenir o meio ambiente e avaliação do impacto da engenharia, preparação técnica relatórios e planejamento energético. A graduação, tem duração de 5 anos (10 semestres).

Engenharia Civil:

Os cursos de engenharia civil capacitam profissionais para lidar com projetos e construções de prédios, túneis, metrôs, portos, barragens, estádios, aeroportos e até mesmo propor novas soluções técnicas para melhorar o bem-estar da sociedade. Além disso, outras funções desempenhadas pelos engenheiros incluem a seleção de terrenos, condições, materiais e profissionais adequados para projetos com tecnologias avançadas, sempre buscando otimizar custos e causar o menor impacto ao meio ambiente, bem como a melhor relação custo/benefício. A graduação dura 5 anos (10 semestres).

Engenharia Elétrica:

Os alunos de engenharia elétrica aprenderão sobre os fundamentos de toda a engenharia, como cálculos, física e resistência de materiais, e depois passarão para disciplinas específicas no campo elétrico, como eletromagnetismo, instalação elétrica, eletrônica e muito mais. A graduação dura 5 anos (10 semestres).

Engenharia Mecânica:

O curso de Engenharia Mecânica visa preparar os alunos para a realização de atividades relacionadas a sistemas mecânicos, como fabricação, análise e construção de projetos de manutenção de máquinas, equipamentos e sistemas mecânicos. A graduação dura 5 anos (10 semestres).

Engenharia Química:

O profissional de Engenharia Química é responsável pela transformação de matérias primas em produtos, através da aplicação técnica de processos físico-químicos. A graduação tem duração de 5 anos (10 semestres).

Engenharia de Produção:

Engenharia de Produção é uma área da engenharia que atua com foco em atividades ligadas ao gerenciamento de processos, projetando melhorias contínuas no sistema produtivo. Possui duração de 5 anos (10 semestres).

Engenharia de Saúde e Segurança:

O curso de Engenharia de Saúde e Segurança tem por meta formar profissionais aptos para atuar no cuidado de situações de trabalho dos funcionários de empresas, evitando e prevenindo acidentes e danos à saúde do trabalhador. A graduação tem duração de 5 anos (10 semestres).

Fonoaudiologia:

Fonoaudiologia é a área da saúde responsável pela comunicação e linguagem. O curso tem como objetivo capacitar profissionais para atuar no diagnóstico e tratamento de problemas como surdez, gagueira, dicção incorreta e qualquer intercorrência que dificulte a comunicação verbal. A graduação tem duração de 4 anos (8 semestres).

As inscrições podem ser feitas pelo site ead.catolica.edu.br até 1º de março, para o primeiro semestre, e até 10 de maio para o segundo.

Para mais informações, consulte o edital e a política de descontos.

Publicado por Lorenna Kuroda