Acadêmico

Semana Pedagógica 2024.2 traz programação disruptiva

A Universidade Católica de Brasília (UCB) preparou uma programação inédita para marcar o início do segundo semestre de 2024. A “Semana Pedagógica – sinfonia de saberes” será de 24 a 26 de julho, com participação obrigatória a todo o corpo docente. As inscrições para cada palestra ou oficina podem ser feitas pela plataforma Even3, onde o cronograma de atividades está descrito. O evento é exclusivo para docentes da UCB.

A equipe organizadora explica que a inspiração para o tema vem de uma analogia com grandes sinfonias, que, para serem executadas, “dependem da atuação de múltiplos atores, organizados conforme a variedade de instrumentos musicais. Do mesmo modo, é somente por meio dos múltiplos saberes encontrados na diversidade dos docentes, técnicos e estudantes, que a universidade pode cumprir com êxito sua missão educativa”.

No primeiro dia, a partir das 18h, haverá uma confraternização no hall do Teatro Católica, seguida da palestra da professora Dra. Maria Luisa Spicer-Escalante, da Utah State University, sob o tema “autoavaliação docente na educação superior”. Nos dois dias seguintes, acontecerão oficinas e as estações pedagógicas com ênfase no aprendizado pela experiência e pela sensibilidade. Entre 29 e 31 de julho, haverá atividades extra: encontros de colegiado dos cursos, oficinas do Núcleo de Inovação e Tecnologias Educacionais (NITE), acolhida dos novos docentes e outras atividades formativas específicas.

Algumas atividades são de participação obrigatória. Os docentes devem ficar atentos às seguintes orientações para participar:

• Dia 24 – 18h | Evento de Abertura.
  • Dia 25 – manhã, tarde ou noite | Estações Pedagógicas.
  • Oficina – Diretrizes para Elaboração do Plano de Ensino.
  • Escolher no mínimo 01 outra oficina da Programação.
  • Reunião de Colegiado de seu Curso ou Programa.

Os grandes destaques da programação são as experiências imersivas proporcionadas pelas estações pedagógicas: “aprender a aprender – neurociências, aprendizagem e avaliação”; “aprender a fazer – tecnologias educacionais”; e “aprender a ser e a conviver – eu em relação: sensibilidade, valores, emoções”.

Ao término da semana, os professores e professoras poderão emitir os certificados gratuitamente pela plataforma Even3.

Programação e inscrições

Publicado por Samuel Siqueira