//
2010
jun
08

Semana Jurídica: UCB discute a relevância do exame da OAB

Dando início aos debates, André Vidigal falou sobre a procedência e importância do exame. De acordo com ele “essa é uma medida eficiente para selecionar quem tem condições de advogar e, apesar de não haver concorrência, é uma forma de reserva de mercado, já que habilita quem tem as mínimas condições”.

Esse tipo de prova é feita na maioria dos países e é importante no Brasil, já que é o terceiro com mais advogados no mundo, sendo Estados Unidos o primeiro e Índia o segundo, até pelo tamanho da população. Hoje, se formam no Brasil cerca de 50.000 bacharéis por ano e existem 1.110 cursos de Direito no país. Vidigal defende que “quanto mais complexa a sociedade, mais advogados ela tem”.

Em um segundo momento, Joel Arruda foi contra a aplicação da prova e acredita que “é uma limitação do exercício profissional e quem define se um bacharel está qualificado ou não é o mercado”. Já a professora Karla Faiad, aposta nas provas de proficiência e apóia, inclusive, um projeto de lei em andamento que exige essa avaliação de todos os cursos existentes hoje.
 
 

Publicado por Tiago Mendes

Notícias Recentes

08 maio 2025
Habemus Papam!
07 maio 2025
1ª Feira de Carreiras reúne mais de 30 empresas na UCB
06 maio 2025
Estudantes participam de evento do TJDFT sobre adoção global
Skip to content