//
Na noite desta segunda-feira (8/8), o curso de Economia da Universidade Católica de Brasília deu início a Semana do Economista. Na mesa de abertura, estavam presentes o pró-reitor de Graduação, Mozart Foschete da Silva, o diretor do curso, professor MSc. George Henrique de Moura Cunha, e o presidente do Conselho Regional de Economia (Corecon-DF), Juçanio Umbelino de Souza, que deram as boas vindas aos estudantes.
Logo em seguida, o professor MSc. Cesar Augusto Moreira Bergo iniciou a palestra “O papel do economista e o seu mercado de trabalho”. Cesar começou falando sobre características que são fundamentais no perfil de um profissional de Economia, “o economista precisa ser dinâmico, ter raciocínio lógico, conhecimentos em matemática, estatística, econometria, tecnologia da informação, mas também precisa ter bom senso e ser um cientista social, pensando no todo, sendo capaz de humanizar as relações”. Destacou ainda a importância de se utilizar critérios econômicos ao invés de matemáticos no trabalho.
Bergo falou também sobre ética e mercado de trabalho na profissão. “As decisões dos economistas podem impactar todo um país, por isso ele precisa estar sempre atualizado e ser muito consciente do que faz, já que pode trabalhar em grandes empresas, governo, instituições financeiras, dentre outros”, disse. Ao fim, deixou uma mensagem para que todos refletissem, “É necessário que não trabalhemos no ‘piloto automático’ e pensemos em qual contribuição queremos dar à sociedade”.
A Semana do Economista continua até dia 12/8. CLIQUE AQUI e confira a programação!