//
2019
out
29
Foto: Rodrigo Eneas
Semana Acadêmica

Semana da Escola de Exatas, Arquitetura e Meio Ambiente

O evento vai de hoje ao dia 31 com diversas atividades na programação

Foto: Rodrigo Eneas

Começou, nesta terça-feira, 29 de outubro, a Semana Acadêmica da Escola de Exatas, Arquitetura e Meio Ambiente da Universidade Católica de Brasília (UCB). Participam do evento, professores, estudantes e corpo diretivo da Universidade. O diretor da Escola, Prof. Dr. Douglas José da Silva se fez presente na abertura, bem como o Magnífico Reitor, Prof. Dr. Ir. Jardelino Menegat e o pró-reitor Acadêmico, Prof. Dr. Daniel Rey de Carvalho.

A Semana Acadêmica da Escola de Exatas, Arquitetura e Meio Ambiente é um evento anual, que aborda temas de interesses comuns a todos os seus cursos de graduação. Em sua terceira edição, que vai até o dia 31 de outubro, será proporcionado aos seus estudantes uma programação diversificada (palestras, minicursos, oficinas, competições, roda de conversa e mostra de trabalhos), voltada para a revisão de conteúdos, enriquecimento do conhecimento, aproximação das práticas profissionais e discussões de temas relevantes.

Foto: Rodrigo Eneas

“Tudo passa, de uma forma direta ou indireta pelas áreas da Química, Física, Ciências Biológicas, Arquitetura e Urbanismo, Matemática, Engenharias, ou seja, tudo tem uma dependência direta dos professores e estudantes dos nossos cursos. Como será daqui 50 anos? Sejam instrumentos de transformação, façam melhor, façam a diferença, faça ciência com consciência. Proporcionem às próximas gerações a oportunidade de olhar para o passado e agradecer ao trabalho realizado por vocês”, frisou o prof. Douglas.

O pró-reitor Acadêmico, prof. Daniel Rey de Carvalho, ressaltou o tema da Semana: “Ciência com Consciência”. “Esse tema está constantemente em pauta e nós enfrentamos muitos desafios em relação a isso. O ser considerado racional e inteligente, paradoxalmente é o que mais destrói. Talvez o problema não esteja na inteligência e na racionalidade e esteja centrado no desenvolvimento de valores. Nós precisamos desenvolver valores na humanidade de um modo geral. Ela (humanidade) sempre se desenvolveu rapidamente tecnologicamente e cientificamente, mas quando esse desenvolvimento não é aplicado em coisas boas, temos consequentemente grandes tragédias, grandes catástrofes. Independentemente o que venha pela frente, se desenvolvermos valores, a coisa vai melhorar”, disse o prof. Daniel Rey de Carvalho.

Para o Magnífico Reitor, Prof. Jardelino Menegat, todos devemos cuidar, não somente da nossa casa, mas da nossa casa comum (planeta Terra). “É extremamente necessário termos consciência ecológica, com o cuidado com a pessoa humana, com a fauna, com a flora, com o meio ambiente em geral”, disse.

Desde a sua criação, em 2015, a Escola de Exatas, Arquitetura e Meio Ambiente (EEAMA) se destaca por apoiar a política de Pesquisa Científica e de Inovação da UCB. A pesquisa contribui para o fortalecimento da atuação de docentes e discentes na indissociabilidade entre as três dimensões da Universidade (Ensino, Pesquisa e Extensão) e objetiva garantir o comprometimento institucional com a ética, o desenvolvimento sustentável, a inovação e a justiça social. Os cursos que compõem a EEAMA desenvolvem projetos de pesquisa e extensão, com os seguintes objetivos: estimular a atividade acadêmica; desenvolver o pensamento crítico; aperfeiçoar a prática didático-pedagógica; e gerar desenvolvimento por meio de atividades inovadoras.

Foto: Rodrigo Eneas

Os cursos estão envolvidos em 14 projetos, sendo: três projetos vinculados ao curso de Arquitetura e Urbanismo; cinco projetos do curso de Ciências Biológicas; dois projetos do curso de Engenharia Ambiental e Sanitária; um projeto do curso de Engenharia Civil; dois projetos vinculados ao curso de Física e um projeto do curso de Química.

Durante a 16ª edição do Congresso de Iniciação Científica do Distrito Federal, a Escola de Exatas, Arquitetura e Meio Ambiente expôs 42 trabalhos no evento. Dos 22 estudantes da UCB, indicados para Menção Honrosa, 13, são vinculados aos cursos da EEAMA. Os 42 trabalhos apresentados estarão expostos no hall do Banco Santander, nos dias 30 e 31 de outubro, das 9h às 18h.

Em reconhecimento ao bom desempenho dos estudantes e educadores envolvidos nas pesquisas de Iniciação Científica que se destacaram na 16ª edição do Congresso de Iniciação Científica do Distrito Federal, a Reitoria e a Direção da Escola os homenageou com um certificado.

Palestra

Foto: Rodrigo Eneas

Sabendo que a vivência da iniciação científica e tecnológica favorece a formação acadêmica e a integração do egresso no mercado profissional, o engenheiro Márcio Buzar foi convidado a falar aos presentes sobre “Ciência com Consciência”.

Márcio Augusto Roma Buzar possui graduação em Engenharia Civil pela Universidade Estadual do Maranhão (1994), Mestrado (1996) e Doutorado (2004) em Estruturas e Construção Civil pela Universidade de Brasília (UnB). É professor Associado I da Universidade de Brasília onde também atuou como coordenador do Programa de Pós-Graduação da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da UnB (PPG-FAU-UnB). Tem experiência na área de Engenharia Civil com diversos projetos realizados de estruturas de aço e concreto armado. Atua no programa de Pós-Graduação da FAU-UnB nas áreas de tecnologia da construção e sistemas estruturais, dando ênfase ao estudo de novos materiais, como concreto translúcido, concreto leve, concreto colorido. Desenvolve também trabalho sobre o uso de resíduo da construção RCD e EPS.

Foto: Rodrigo Eneas

Na área de estrutura investiga a integração dos projetos de estrutura e arquitetura, visando uma concepção estrutural compartilhada. Investiga também o sistema estrutural na Obra de Oscar Niemeyer com vários trabalhos publicados nesse tema, mais recentemente tem se dedicado ao estudo sustentabilidade na construção e computação gráfica aplicada às estruturas. Ele orienta trabalhos na área de mobilidade urbana.

Saiba mais da programação do evento, clicando aqui.

Publicado por Universidade Católica de Brasília
Skip to content