//
2019
nov
06
Foto: Faiara Assis
Câmpus Taguatinga

Santa Dulce e Dom Sergio recebem o título de Dr. Honoris Causa

A celebração de outorga de título é mais uma ação que marca os 45 anos da UCB e foi marcada por muita emoção

A Universidade Católica de Brasília (UCB) concedeu o título de Doutor Honoris Causa à Santa Dulce dos Pobres e ao arcebispo de Brasília, cardeal Dom Sergio da Rocha nesta terça-feira, 5 de novembro, no Câmpus Taguatinga. O evento fez parte das celebrações de 45 anos da Universidade e foi uma festa emocionante marcada pela presença de inúmeras autoridades civis e religiosas.

A concessão de títulos honoríficos, pela Universidade Católica, foi instituída a partir de Resolução do Conselho Universitário (CONSUN) nº 01/2000, de 24 de abril de 2000. O título de Doutor Honoris Causa é outorgado a personalidade brasileira ou estrangeira que se tenha distinguido pelo saber ou pela atuação em prol das artes, das ciências, da tecnologia, da filosofia, das letras, ou em defesa da paz e do melhor entendimento entre os povos.

Dom Sergio da Rocha e a representante da Santa Dulce dos Pobres, Irmã Maria do Livramento, ministra-geral da Congregação das Irmãs Missionárias da Imaculada Conceição da Mãe de Deus, à qual pertenceu a religiosa baiana, chegaram por volta das 17h e foram acolhidos com muito carinho e respeito por toda a comunidade acadêmica.

Foto: Faiara Assis

Recentemente canonizada, Santa Dulce dos Pobres recebeu a homenagem por seu amor aos mais empobrecidos e pela luta em prol da dignidade humana e Dom Sergio da Rocha foi agraciado por seu ministério episcopal, testemunho profético e dedicação à formação humana e acadêmica.

O reitor da UCB, Magnífico Reitor Prof. Dr. Ir. Jardelino Menegat, não esteve presente na cerimônia por motivo de falecimento de seu pai, mas deixou um vídeo em que explicou que a Instituição quis dar destaque especial às pessoas da Igreja que contribuíram e continuam a contribuir com a transformação social, seja por meio do conhecimento e/ou da promoção da pessoa humana.

“Esses dois títulos de Doutor Honoris Causa têm um toque especial, pois os agraciados são pessoas que se distinguem pelo bem prestado à sociedade. Reconhecemos a valorosa contribuição da Santa Dulce dos Pobres e de Dom Sérgio, seja pela contribuição local, nacional ou internacional”, afirmou Menegat.

A cerimônia foi presidida pelo chanceler da Universidade Católica de Brasília e presidente do Conselho de Administração da União Brasileira de Educação Católica, Pe. Orestes Fistarol, acompanhado pelos pró-reitores da UCB, Prof. Dr. Daniel Rey de Carvalho (Acadêmico) e Prof. Me. Júlio César Lindemann (Administração), pelo assessor da Reitoria, diretor de Pós-Graduação, Identidade e Missão e relator do CONSUN, Prof. Dr. Ir. Lúcio Dantas; pelo professor do Programa Stricto Sensu em Educação e relator ad hoc, Dr. Luiz Síveres e pelo professor decano da UCB e membro do CONSUN, Me. Adolfo Dani.

“Às vezes somos parcos em reconhecer o bem realizado por pessoas que foram e são significativas para a nossa sociedade. Até dá a impressão de que a pessoa nasce ética, generosa, caridosa, solidária, amante dos pobres, e não se nota o esforço humano para alcançar a meta, a medida alta. Esse esforço de superação merece exaltação e reconhecimento de nossa parte, por isso estamos aqui hoje para homenagear essas duas figuras fundamentais para a nossa sociedade”, destacou o Pe. Fistarol.

Santa Dulce

Foto: Faiara Assis

A Irmã Maria do Livramento fez o discurso em nome de Santa Dulce. De acordo com ela, é uma imensa satisfação, para a comunidade religiosa, o recebimento dessa honraria concedida pela UCB.

“O título outorgado hoje, para Santa Dulce, foi pautado na sua valiosa contribuição para a sociedade. Por mais de 50 anos, durante a sua vida, contribuição esta que continua se expandindo através das obras sociais Ir. Dulce. O que hoje celebramos teve início com o simples, mas ardente desejo de entrega a Deus. Como ela mesmo expressa no início de sua formação: ‘finalmente, depois de tanto tempo, vejo-me agora encaminhada para começar a vida que almejo e na qual espero. Deus me conduzirá, me guiará até o dia em que na eterna bem-aventurança me permita aventura incomparável de gozar as delícias do Teu reino como a mais humilde serva’, disse Maria Rita de Sousa Brito Lopes Pontes (Santa Dulce), em 1933.

Seguindo seu discurso, a Ir. Maria do Livramento destacou que a canonização da Santa Dulce, no dia 13 de outubro de 2019, demonstra muito bem a realização dos sonhos de Santa Dulce. “A sua santificação é resultado de uma vida conduzida e guiada por Deus, em um despojamento de si mesma em prol dos mais necessitados”.

Dom Sergio da Rocha

Foto: Faiara Assis

“Quero aqui expressar a minha profunda gratidão com a Universidade Católica de Brasília (UCB) por esse honroso título de Doutor Honoris Causa, do qual, sinceramente, não me sinto merecedor, mas acolho em nome da nossa Igreja, a quem tanto devo a minha formação humana, cristã e acadêmica. Agradeço e saúdo, na noite de hoje, de modo especial os relatores das proposituras do Honoris Causa, Prof. Dr. Ir. Lúcio Dantas e o Prof. Dr. Luiz Síveres”, disse o arcebispo de Brasília, cardeal Sergio da Rocha.

Dom Sergio continuou: “É uma honra ser agraciado pela Universidade Católica de Brasília pela sua importância, por sua missão educacional que tanto tem contribuído para a formação humana, cultural e profissional, de tantas pessoas inspirada nos valores cristãos, assim como a sua contribuição para a edificação da sociedade. Sabemos da importância dada pela Igreja à educação e do empenho tão generoso de suas instituições para assegurar e ampliar o direito à educação na sociedade. Através da educação, nos seus vários níveis, e nas suas várias dimensões, nós podemos formar cidadãos responsáveis, contribuir para a construção da sociedade democrática e para a vivência na fraternidade, da justiça e da paz”.

O Título

Honoris Causa é uma expressão em latim usada atualmente como um título honorífico que significa “por causa de honra”. É utilizado quando uma universidade de prestígio deseja conceder um título de honra para uma personalidade de grande destaque ou importância por seu trabalho, virtude ou mérito.

Isto é, a pessoa agraciada com o título atingiu um alto nível de reconhecimento profissional e de feitos significativos a ponto de ser considerado grau honorário de doutor. Um doutor honoris causa recebe igual tratamento e privilégios que aqueles que obtêm um doutoramento acadêmico.

Publicado por Universidade Católica de Brasília

Notícias Recentes

08 maio 2025
Habemus Papam!
07 maio 2025
1ª Feira de Carreiras reúne mais de 30 empresas na UCB
06 maio 2025
Estudantes participam de evento do TJDFT sobre adoção global
Skip to content