//
2016
dez
13
Geral

Saneamento básico e gestão de resíduos sólidos

O presidente da Comissão Especial da Secretaria de Infraestrutura e Serviços Públicos (Sinesp) do Governo do Distrito Federal (GDF), o subsecretário Diego Bergamaschi, esteve presente na Universidade Católica de Brasília (UCB), na manhã do dia 9 de dezembro, para apresentar o primeiro Plano Distrital de Saneamento Básico e de Gestão Integrada de Resíduos sólidos, que será lançado pelo governo. Com o apoio da Escola de Exatas, Arquitetura e Meio Ambiente, por meio do curso de Engenharia Ambiental e Sanitária, o objetivo é discutir o plano com professores e comunidade acadêmica.

Composta, principalmente, pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Sinesp, Adasa, (Agência Reguladora de Águas, Energia e Saneamento Básico do Distrito Federal), SLU (Serviço de Limpeza Urbana do Distrito Federal), Caesb (Companhia de Saneamento Ambiental do Distrito Federal), Novacap (Companhia Urbanizadora da Nova Capital do Brasil), a comissão acompanhou o processo de elaboração do plano e deverá conduzir sua implementação.

A iniciativa pretende aproximar a Universidade da elaboração do plano de saneamento e de gestão de resíduos, por meio de oficinas, cursos e palestras em conjunto com o GDF. Para o subsecretário Diego Bergamaschi, “Ganhamos com a expertise de Católica e, ao mesmo tempo, a instituição também ganha, pois, na formação profissional, uma das maiores características é trabalhar com planejamento e saneamento básico”.

Segundo o coordenador do curso de Engenharia Ambiental e Sanitária, professor Marcelo Gonçalves Resende, a ideia é integrar também os cursos de Arquitetura e Urbanismo, Engenharia Civil e Ciências Biológicas com a participação representantes do governo, professores e estudantes. “É importante que a Universidade acompanhe um planejamento estratégico do GDF de longo prazo (para os próximos 20 anos). O curso está intimamente relacionado ao gerenciamento dos resíduos sólidos. Dentro da parceria, convidaremos outros representantes do GDF para uma abertura de semestre, em uma Aula Magna”, afirmou.

Publicado por Tiago Mendes
Skip to content