dez

Saneamento básico e gestão de resíduos sólidos

O presidente da Comissão Especial da Secretaria de Infraestrutura e Serviços Públicos (Sinesp) do Governo do Distrito Federal (GDF), o subsecretário Diego Bergamaschi, esteve presente na Universidade Católica de Brasília (UCB), na manhã do dia 9 de dezembro, para apresentar o primeiro Plano Distrital de Saneamento Básico e de Gestão Integrada de Resíduos sólidos, que será lançado pelo governo. Com o apoio da Escola de Exatas, Arquitetura e Meio Ambiente, por meio do curso de Engenharia Ambiental e Sanitária, o objetivo é discutir o plano com professores e comunidade acadêmica.

Composta, principalmente, pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Sinesp, Adasa, (Agência Reguladora de Águas, Energia e Saneamento Básico do Distrito Federal), SLU (Serviço de Limpeza Urbana do Distrito Federal), Caesb (Companhia de Saneamento Ambiental do Distrito Federal), Novacap (Companhia Urbanizadora da Nova Capital do Brasil), a comissão acompanhou o processo de elaboração do plano e deverá conduzir sua implementação.

A iniciativa pretende aproximar a Universidade da elaboração do plano de saneamento e de gestão de resíduos, por meio de oficinas, cursos e palestras em conjunto com o GDF. Para o subsecretário Diego Bergamaschi, “Ganhamos com a expertise de Católica e, ao mesmo tempo, a instituição também ganha, pois, na formação profissional, uma das maiores características é trabalhar com planejamento e saneamento básico”.

Segundo o coordenador do curso de Engenharia Ambiental e Sanitária, professor Marcelo Gonçalves Resende, a ideia é integrar também os cursos de Arquitetura e Urbanismo, Engenharia Civil e Ciências Biológicas com a participação representantes do governo, professores e estudantes. “É importante que a Universidade acompanhe um planejamento estratégico do GDF de longo prazo (para os próximos 20 anos). O curso está intimamente relacionado ao gerenciamento dos resíduos sólidos. Dentro da parceria, convidaremos outros representantes do GDF para uma abertura de semestre, em uma Aula Magna”, afirmou.